No passado sábado, 19 de março, a noite foi marcada pelo regresso do maior encontro da cultura do Hip Hop à Altice Arena. Numa noite absolutamente irrepreensível estiveram reunidas mais de 10 mil pessoas, que assistiram ao longo de três horas e meia à narrativa das últimas três décadas do Hip Hop Tuga, contadas na primeira pessoa.
Mais de 40 artistas pisaram o palco da Altice Arena, tendo esta 3.ª edição contando com a participação especial de um dos maiores artistas internacionais, Gabriel O Pensador, naquela que foi uma real homenagem à voz responsável pela entrada deste género musical nas rádios nacionais.
Ao longo da noite o público viajou por três décadas de existência do Hip Hop em terras lusas, onde os quatro pilares deste movimento (o MC, o DJ, o B-boy e o Writer), estiveram representados durante todo o espetáculo, numa produção irrepreensível, reunindo em palco grande parte dos nomes mais representativos do Hip Hop nacional, com direito à presença da maior voz brasileira do género.
O palco com três andares e seis metros de altura, foi desenhado respeitando a cronologia da cultura do Hip Hop, sendo o DJ a primeira figura a aparecer em cena, mantendo-se como o “maestro” e “motor” de todo o espetáculo, sempre posicionado no último piso. O segundo andar esteve dedicado aos b-boys e às b-girls, que deram ao longo do concerto movimento aos beats e rimas. Já o primeiro andar foi palco das rimas e carisma dos MCs, sempre acompanhados nas laterais pelos writers que ao longo de toda a noite cumpriram a missão de pintar dois murais com sete metros de altura, cada, enquanto três ecrãs de LED sustentaram a história do Hip Hop Tuga, desde o passado até ao presente.
Photo: Sebas Ferreira