Gyedu-Blay Ambolley regressa a Lisboa para apresentar o novo álbum “11th Street, Sekondi“

Chama-se Gyedu-Blay Ambolley e é conhecido como sendo o James Brown do Gana. Está de regresso a Lisboa para apresentar o seu mais recente disco, “11th Street, Sekondi”, editado no passado mês de Novembro pela editora alemã Agogo Records. Com o mesmo nome da rua onde nasceu, este disco, o trigésimo primeiro da sua carreira, é uma retrospectiva sobre a sua vivência nesta região e sobre os estilos musicais que influenciaram a sua vida, mantendo-se fiel à sua fusão do highlife com o rap, funk e disco ganês.

 

Depois da sua estreia em Portugal no início de 2019, que ficou gravada na memória de todos como um concerto arrebatador, de uma energia contagiante, Gyedu-Blay Ambolley regressa em Abril de 2020 com a sua Sekondi Band para repetir a dose e voltar a extasiar a plateia!


Sucessor de “Ketan” (também pela Agogo Records), editado em 2017, “11th Street, Sekondi” traz um som rico, próprio da mistura de estilos característica do artista, e distante do estereótipo afro-pop. A este, juntam-se as críticas acutilantes que tece – o artista é um crítico da corrupção, da desigualdade e do neo-colonialismo, com uma mentalidade pan-Africana -, muita sabedoria e um humor afiado, que fazem do álbum uma peça incontornável.

 

Aos 72 anos, Gyedu-Blay Ambolley apresenta-se acompanhado do seu possante septeto num concerto em que os ritmos de dança são, no mínimo, contagiantes (no máximo virais!). Uma verdadeira mistura de afrobeat, jazz e funk que poderá ser vista em direto no palco do B.leza, dia 9 de Abril.

Partilha