Nos dias 26 e 27 de abril, Guimarães prepara-se para ser o palco do Moving Fest, um novo e ambicioso festival de música que promete marcar o início de uma tradição cultural na cidade. Com um cartaz recheado de talentos nacionais, entre eles Bispo, Ivandro, Kura, Karetus, Sippinpurp, Rich & Mendes, Zanova e Van Zee, o Multiusos de Guimarães será o epicentro de dois dias intensos de celebração musical.
O conceito revolucionário do Moving Fest visa descentralizar as produções musicais nacionais, que na maior parte das vezes concentram-se em grandes centros urbanos. Com a flexibilidade de ser realizado tanto no verão quanto no inverno, em espaços indoor e outdoor, este festival promete levar cultura e entretenimento a cidades de menor dimensão, oferecendo uma programação variada e acessível. Este que é um festival itinerante irá viajar por várias localidades, com o objetivo de mover a energia da música jovem entre diferentes comunidades. Novas localidades serão conhecidas em breve.
Guimarães, conhecida pelo seu passado e presente cultural, tendo sido a terceira cidade nacional a ser reconhecida como Capital Europeia da Cultura, em 2012, após Lisboa e Porto, abraça com entusiasmo a primeira edição do Moving Fest. O festival, que pretende falar para os jovens, explorará diferentes géneros musicais dentro do mesmo dia, começando nesta primeira edição com Música Urbana/Hip Hop, culminando em sonoridades Eletrónicas.
O Moving Fest não é apenas sobre música, mas também sobre sustentabilidade. O festival incentiva a reutilização, permitindo que os detentores de bilhetes tragam consigo copos utilizados em outros eventos, desde que atendam às medidas mínimas de higiene estabelecidas pela produção. Com o objetivo de minimizar o desperdício, o Moving Fest utilizará materiais de decoração entre eventos, criando uma identidade única e duradoura ao longo das edições futuras.
Ao abraçar a inovação, a itinerância e a sustentabilidade, o Moving Fest promete não apenas ser um evento musical, mas também uma experiência cultural que deixa uma marca positiva por onde passa. Este é mais do que um festival; é um movimento cultural que ecoará por diversas cidades, conectando pessoas através da música e do compromisso com o meio ambiente.v