“Gratitrevas” é o EP de estreia do projecto ÀIYÉ

Depois de “Pulmão” e “Terreiro”, “O Mito e a Caverna” é o terceiro single do projeto ÀIYÉ, da artista Brasileira Larissa Conforto. O spoken word é um feat entre Larissa e o compositor e produtor mineiro, Vitor Brauer.

Em 2018, no período pré-eleitoral, fizeram uma digressão juntos na qual passaram quase três meses num Corsa 96, militando pela consciência política, de norte a sul do Brasil. A faixa, que também conta com guitarras de Gabriel Ventura (Ventre), foi composta durante esses dias pelas estradas do país e chega hoje (13) em todas as plataformas streaming com videoclipe dirigido por André Morbach.

Dia 20 de Março, ela também estará no EP “Gratitrevas”, que ÀIYÉ vai lançar pela Balaclava Records.

Com uma mensagem política bem direta, a letra faz uma reflexão sobre o fogo, a queima, a perda de memória paralela à construção de um mito, e se relaciona diretamente com o “Mito da Caverna” do filósofo grego Platão, no livro A República. Trata-se de uma história alegórica que se passa dentro de uma caverna onde prisioneiros vivem desde a infância. Com as mãos amarradas e presas em uma parede, eles podem enxergar somente as sombras que são projetadas na parede situada à frente e que são ocasionadas por uma fogueira, em cima de um tapume, situada na parte traseira da parede onde estão os presos. Enquanto pessoas passam em frente a fogueira, fazem gestos e formam sombras que, de maneira distorcida, manipulam todo o conhecimento que os prisioneiros tinham do mundo

 

Gravado entre Brasil e Portugal, o registro é íntimo, político, intenso, mas, ao mesmo tempo, leve.

Partilha