No âmbito da convocatória MIC | Música Independente de Coimbra, o rapper e beatmaker Gonçalo Guiné lança “Primeiro Andar”, tema gravado e produzido no estúdio da BLUE HOUSE, acompanhado de um videoclipe com realização de Tiago Cerveira.
O MIC | Música Independente de Coimbra é uma convocatória que pretende descobrir novos talentos do distrito de Coimbra, reforçando a vertente de capacitação e impulsionamento de carreira da BLUE HOUSE. A iniciativa procura apoiar a criação e a promoção da música emergente, ao incentivar a profissionalização dos/as artistas selecionados/as. Os projetos escolhidos integram a programação do Café Curto, um ciclo de concertos que acontece todas as terças-feiras, no Café Concerto do Convento São Francisco. Para além da apresentação ao vivo, têm, ainda, direito a uma sessão fotográfica e a oportunidade de gravar um tema original e de produzir o respetivo videoclipe com a realização do fotógrafo e videógrafo Tiago Cerveira.
O sexto projeto escolhido é Gonçalo Guiné, um rapper, beatmaker e produtor, que utiliza a música como veículo de expressão lírica, criativa e, sobretudo, interventiva. Em 2012, lançou a mixtape “Força de Intervenção Lirical”, ao lado de Eterno, Media e Kiko Ximenes. Estreou-se a solo com o EP “Arquivos de um Confinamento”, que viu a luz do dia em 2021, depois de ser composto e produzido nas profundezas criativas do estúdio do artista. As faixas, forjadas ao estilo boom-bap do hip-hop dos anos 90, refletem uma visão distópica da contemporaneidade, num grito pesado que espelha vivências e ansiedades individuais, mas também coletivas.
O lançamento de “Primeiro Andar” marca um novo início para o rapper, que procura trilhar o seu caminho e deixar a sua marca no panorama nacional do hip-hop. Em 2023, vai lançar um novo álbum, ao lado dos multi-instrumentistas Gonçalo Parreirão (guitarra elétrica, baixo, trompete) e Paulo Silva (bateria) e com o apoio da BLUE HOUSE