gnration assinala 5º aniversário com dia aberto

Situado na capital de distrito mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa, o projeto resultante da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude assinala 5 anos de existência e fá́-lo novamente com as portas abertas e um leque variado de iniciativas culturais. A 28 de abril, o quinto aniversário do creative hub bracarense será́ celebrado com um conjunto de atividades gratuitas para todas as idades. A coqueluche internacional da música eletrónica Kelly Lee Owens (na foto), o irreverente DJ e produtor londrino Powell, os portugueses Surma, Ermo, Lavoisier e Sinø, e o irlandês DJ Fitz, preenchem o programa de música onde se destacam os bracarenses Osso. O grupo formou-se a partir de um convite do gnration a vários músicos da cidade para formar um projeto musical único. O objetivo era criar um projeto artístico de raiz que se apresentasse ao vivo no palco do gnration na Noite Branca 2017. Resultante desse convite, e menos de um ano depois do concerto de estreia, os Osso apresentam agora o disco de estreia, “Oito Seres Sem Ordem”, gravado também com o apoio do gnration

Para além do programa de música, o gnration open day apresentará ainda um conjunto de 4 instalações, sendo duas delas produções específicas para o espaço do gnration. É o caso de Mur | Mur, pelo alunos do Mestrado de Arte Digital da Berklee Valencia, e de LanguageHack, da artista alemã AGF. LanguageHack foi criada ao abrigo do Scale Travels, programa fruto da parceria entre o gnration e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), colaboração que proporciona, através da galeria INL, instalada no edifício, uma aproximação entre nanotecnologia e arte. No final de 2017, e com vista à continuidade do trabalho desenvolvido desde abril de 2016, o INL e o gnration renovaram a parceria por mais três anos. Até 2020, a galeria INL continuará a apresentar trabalhos artísticos que aproximam arte e nanotecnologia, colocando artistas junto de investigadores, propagando a aproximação da comunidade à nanotecnologia e à arte. A renovação da parceria permitirá também a introdução de novas variáveis, onde se incluirá uma componente didática. Baloica, pelas artistas portuguesas Elas Duas, e Frequencies (Light Quanta), pelo artista canadiano Nicolas Bernier, são as outras duas instalações que vão poder ser vistas.

Para o gnration open day, o gnration volta a apresentar um programa de serviço educativo, presença constante no programação cultural trimestral do espaço. A Performance 0+1=SOM, projeto pioneiro da Câmara Municipal de Braga para o ensino dos novos media no currículo académico do 1º Ciclo do Ensino Básico, será transposta para palco e contará com a participação dos alunos das escolas básicas da Estrada e de Merelim São Paio. Das 11 da manhã às 17:00, a Digitópia, plataforma de música digital sediada na da Casa da Música, no Porto, que incentiva a audição, a

performance e a criação musical, apresentará uma sessão aberta sobre Live Coding, ferramenta que permite alterar código em tempo real e utilizada em performances por diversos músicos.

A complementar o programa, o gnration promove a quinta edição do gnration music market, um mercado de música para melómanos, aficionados de instrumentos, colecionadores ou simples curiosos. Um mercado aberto a todos os vendedores de produtos na área da música. Discos, instrumentos, pedais, aparelhagens, amplificadores e qualquer outro material relacionado com música poderá ser vendido e comprado neste dia no gnration.

Em 2017, o gnration recebeu mais de 150 eventos, um número total que se desdobra em 65 espetáculos, 15 instalações / exposições e acima de 70 atividades de serviço educativo (atividades onde se registaram mais de 1500 participantes). 44.3741 pessoas, número que tem vindo a duplicar de ano para a ano, visitaram o antigo quartel da GNR localizado na Praça Conde de Agrolongo no último ano.

Para além da forte componente cultural, o edifício do gnration engloba ainda nas suas instalações a incubadora de empresas Startup Braga e a Loja Europa Jovem, um espaço pioneiro no apoio à mobilidade jovem europeia e que se estendeu já a outras cidades do país.

 

gnration open day 10:00 às 04:00 entrada livre

MÚSICA

10:00-22:30  – gnration music market – exterior do edifício: Um mercado de música com milhares de discos para serem descobertos.

15:30 – Lavoisier – sala multiusos: Patrícia Relvas e Roberto Afonso apresentam ´É Teu”, o segundo disco da dupla que junta o passado e o presente do cancioneiro português.

16:30 – Osso – praça: Apresentação do disco de estreia pelo projeto bracarense resultante da Noite Branca Braga 2017.

17:30 – Sinø – blackbox: Performance audiovisual que explora as interseções entre natureza, ciência, arte e tecnologia.

21:00-04:00 – DJ Boneca – pátio interior Open mixtape: Música enviada pelo público para Boneca que habita no gnration desde o primeiro dia.

22:00 – Ermo – praça: Dupla bracarense apresenta “Lo-Fi Moda”, considerado como um dos melhores álbuns nacionais de 2017.

23:00 – Surma – blackbox: A portuguesa Débora Umbelino apresenta o aclamado álbum de estreia “Antwerpen”.

00:00 – Kelly Lee Owens – praça: A Gaulesa apresenta o disco de estreia, apontado como um dos melhores discos internacionais de música eletrónica em 2017.

01:00 – Powell – blackbox: Um dos mais distintivos artistas internacionais da música eletrónica regressa a Braga para uma muito esperada atuação.

01:00 – Dj Fitz – sala multiusos: Famigerado colecionador de discos, John Fitzgerald viaja freneticamente entre diferentes mundos sonoros.

 

INSTALAÇÕES

10:00-01:00

Scale Travels: LanguageHack, por AGF – galeria: INL Instalação audiovisual que exibe negociações poéticas e entrevistas reais pela artista com cientistas do INL.

Frequencies (light quanta), por Nicolas Bernier – galeria gnration: Instalação baseada na relação conceptual dos princípios básicos da física-quântica.

Baloica, por Elas Duas – sala da entrada: Instalação sonora interativa que transforma três baloiços num instrumento musical.

Mur | Mur, por Berklee Valencia Campus Multi Media Ensemble – pátio interior: Experiência visual criada pelos estudantes de mestrado de Produção Musical, Tecnologia e Inovação da Berklee Valencia.

 

SERVIÇO EDUCATIVO

10:30+11:30 – Performance 0+1=SOM, por Digitópia/Casa da Música, gnration e Escola Básica da Estrada e Escola Básica de Merelim São Paio – blackbox: Transposição para o palco do projeto pioneiro da Câmara Municipal de Braga para o ensino dos novos media no currículo académico do 1º Ciclo do Ensino Básico.

11:00-17:00 – Live Coding, por Digitópia/Casa da Música – pátio interior: Sessão aberta sobre como alterar código em tempo real, sendo uma ferramenta de performance usada por diversos músicos.

12:30+16:00 – Live Coding, por Digitópia/Casa da Música – pátio interior: Apresentação sobre o que é o Live Coding e como utilizar o SonicPi e/ou o PD.

Partilha