Gilberto Gil fechou primeira edição do Coala Festival

Conhecido por valorizar a música brasileira, o Coala Festival existe no Brasil há 10 anos. A primeira edição do Coala Festival Portugal, aconteceu este fim de semana, dias 1 e 2 de junho de 2024 no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.

“Aquele abraço” de Gilberto Gil fechou a primeira edição do festival em Portugal. Aos 82 anos, Gil continua a promover a sua música e a diversidade da cultura brasileira. No Coala Festival apresentou as canções de maior sucesso da sua longa carreira.

Gilberto Gil começou a sua carreira tocando acordeão, ainda nos anos 50, inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som da rádio e pelas procissões à porta de casa no interior da Bahia, até que surge João Gilberto, a bossa nova, e também Dorival Caymmi, com as suas canções imbuídas de praia e do mundo litoral, tão diferente do sertão.

Gil deixa de lado o acordeão e empunha o violão, e em seguida a guitarra elétrica, que abrigam as harmonias particulares da sua obra até hoje. Desde cedo retrata o Brasil nas suas canções e a sua musicalidade vai ganhando formas rítmicas e melódicas muito pessoais. Depois veio o encontro com Caetano Veloso e o nascimento do Tropicalismo, movimento libertário que enfrenta a ditadura com as suas atitudes e criações artísticas, levando ao exílio de ambos em Londres, onde as experiências de Gil acabam por enriquecer a sua obra

🖋 redação

📸 Paulo Miranda

Partilha