“Saudade à Viola, Tocar Palavras Nossas” é uma viagem de afeto pela canção da saudade e da portugalidade por excelência, o Fado. Destaca a música da poesia desse fenómeno cultural português cujos grandes mestres tão bem souberam fundir.
“Nem às Paredes Confesso”, música original de Ferrer Trindade e Artur Ribeiro com letra de Max, foi o tema escolhido para o video de apresentação do projeto. O tema, originalmente celebrizado na voz de Tristão da Silva, viria a conhecer a sua internacionalização na voz de Amália Rodrigues sendo ainda hoje um tema reconhecido em qualquer canto do Mundo onde haja um português.
O conceito base de Saudade à Viola reside no destacar a música da palavra, de fados do reportório de Amália Rodrigues, através de arranjos inéditos para guitarra clássica, da autoria do compositor Nuno Peixoto de Pinho.
Segundo Gil Ferreira, “este é sobretudo um projeto de afeto à língua pátria, aos principais elementos simbólicos da portugalidade e uma extraordinária oportunidade para viajar pelas paisagens sonoras e poéticas do Fado, essa estranha forma de vida, essa particular forma de ser português!”.
A partir de 1 de janeiro 2021, a cada primeiro dia do mês, será lançado um novo tema nas plataformas de distribuição digital de música. “Saudade à Viola, Tocar Palavras Nossas”, reúne nomes de vulto, a começar pelo compositor responsável pelos arranjos, Nuno Peixoto de Pinho, com trabalho reconhecido e premiado em concursos internacionais.