Gary Lucas celebra 40 anos de carreira com álbum duplo

O virtuoso da guitarra que conhecemos bem de projetos como Captain Beefheart e da mágica colaboração com Jeff Buckley acaba de lançar o duplo álbum “The Essential Gary Lucas”, uma retrospetiva de 40 anos de música que desafia géneros…

 

Ao longo destas quatro décadas de carreira, pouco ficou por explorar na vida cheia de Gary Lucas. Para muitos, ele é o virtuoso guitarrista da Magic Band de Captain Beefheart; para outros tantos, o mestre de Jeff Buckley e compositor dos inesquecíveis “Grace” e “Mojo Pin”. Se juntarmos à equação o supergrupo avant-rock Gods and Monsters – que Lucas fundou em 1989 e que continua bem vivo – e uma mão cheia de colaborações com gente do calibre de Nick Cave, Lou Reed ou John Cale, são 40 anos a explorar todos os recantos do rock, da folk e da world music.

 

Para o novíssimo álbum duplo “The Essential Gary Lucas”, o nova-iorquino fez uma seleção dos seus temas preferidos e o resultado é uma compilação surpreendente que cruza géneros e junta não só algum do mais refinado material dos Gods and Monsters, mas também raridades, faixas nunca antes publicadas e colaborações.

 

Ao todo são 36 canções que resumem bem a essência de Gary Lucas: música que tem a guitarra como ponto de partida para uma verdadeira viagem por todos os géneros que possamos imaginar, da pop chinesa dos anos 30 ao folk húngaro, passando pelo rock em todas as suas variações.

 

Gary Lucas espera poder regressar a Portugal assim que possível e levar a celebração dos seus 40 anos de carreira a palco. Até ao muito desejado reencontro com o público português, o guitarrista continua a brindar-nos com os seus live streamings nas redes sociais todas as terças, quintas e sábados

Partilha