Programas celebrativos dos centenários de nascimento de António Campos e Alain Resnais, um programa especial sobre a obra de François Reichenbach (desenvolvido em co-produção com a Casa do Cinema Manoel de Oliveira) e a exibição única de The Outsiders – The Complete Novel, de Francis Ford Coppola, são alguns dos destaque da programação deste ano do Cinema Revisitado, a secção do Curtas dedicada aos realizadores e obras que marcam a história do cinema.
A ter lugar entre os dias 9 e 17 de julho, o festival Vilacondense prepara uma edição que volta a trazer a curta metragem para o grande ecrã, num ano em que assinala 30 anos de existência.
Viajante, musicólogo, colecionador, curioso, François Reichenbach esteve um pouco por toda a parte, sem sempre se interessar por tudo o que via. Uns dirão que ele conseguia dominar com maestria a capacidade de estar no lugar certo à hora certa e que, como tal, sempre que ligava a sua câmara algo de extraordinário acontecia. A sua obra documental fica marcada por uma notável capacidade de observação e um aguçado sentido de humor, assim como a vontade constante de retratar corpos, documentar paisagens e cidades, e registrar os seus sons e vozes.
Numa coprodução com a Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação de Serralves, o Curtas Vila do Conde dedica-lhe, este ano, um ciclo retrospectivo que olhará parte da sua obra, que integrará cerca de duas dezenas de filmes a serem mostrados no Porto e em Vila do Conde, entre os quais Nus Masculins, L’Amerique insolite, Les Marines e Prisons à l’américaine.
António Campos é um dos primeiros cineastas em Portugal a dedicar-se à prática do filme documentário na perspectiva da antropologia visual. Entender a sua obra é, hoje, olhar o lugar e a evolução do género em Portugal, mas também perceber a forma singular com que filmou o país que se estende para lá das grandes cidades nas décadas de 60 e 70.
Considerado um realizador à margem, um solitário, Campos é hoje visto como um dos expoentes máximos do cinema documental português, tendo a sua obra sido alvo de retrospectivas e estudo nos anos recentes, assim como de um esforço de digitalização dentro do Plano de Digitalização do Cinema Português da Cinemateca Portuguesa e do projecto FILMar/EEA Grant. Numa parceria com a Cinemateca Portuguesa, o Curtas Vila do Conde apresenta, nesta edição, um programa especial que assinala o centenário do seu nascimento, onde se integram, entre outros, Almadraba Atuneira, A Invenção do Amor, Um Tesoiro e Gente da Praia de Vieira.
Nesta secção dedicada a olhar e recontextualizar os grandes clássicos do cinema, assinalar-se-á ainda a efeméride dos cem anos passados sobre o nascimento de Alain Resnais, nome maior da Nouvelle Vague e um dos grandes responsáveis pela modernidade do cinema europeu da altura. O ciclo que o Curtas lhe dedica exibirá quatro curtas metragens: Nuit et brouillard, Guernica, Le chant du Styrène e Toute la mémoire du monde.
A fechar este anúncio de programa do Cinema Revisitado, destaque ainda para a exibição de The Outsiders – The Complete Novel, onde Francis Ford Coppola revisita o filme baseado no romance de S.E. Hinton, adicionando-lhe 20 minutos de filmagens que aproximam o início e desfecho da longa à história versada no livro que a inspira.