Francis Cabrel tem encontro marcado com o publico português em fevereiro de 2024

Francis Cabrel, o cantor e compositor francês de renome, chega ao Grande Auditório do Centro Cultural de Belém – CCB, no dia 3 de fevereiro de 2024 no âmbito da “Trobador Tour“.

Cabrel é autor de uma obra musical popular e sofisticada, um repertório singular e autêntico composto por inúmeros sucessos e canções universais. O seu estilo sensível e poético ilustra as suas preocupações enquanto homem e cidadão, bem como o seu apego à sua cultura occitana. Com mais de 25 milhões de discos vendidos em todo o mundo, tornou-se uma referência da música.

Francis Cabrel descobriu a guitarra e começou a compor desde jovem, inspirado por artistas como Bob Dylan, Leonard Cohen e James Taylor.

Em 1974, a sua canção “Petite Marie“, inspirada na sua esposa, permitiu-lhe vencer um concurso de talentos radiofónicos e abriu as portas para a gravadora CBS, que lançou o seu primeiro álbum Les Murs de Poussière em 1977. Em 1979, o seu segundo álbum “Les Chemins de Traverse”, que inclui o sucesso “Je l’aime à mourir“, tornando-se num sucesso.

Em 1985, compôs o seu famoso single “Il faudra leur dire” para uma associação de combate à leucemia, que mais tarde viria a ser adaptado por Ray Charles. Em 1989, o seu álbum independente Sarbacane foi o seu primeiro grande sucesso independente, especialmente graças aos temas “Sarbacane” e “C’est écrit“.

O seu oitavo álbum “Samedi soir sur la Terre”, lançado em 1994, vendeu mais de 3 milhões de cópias, sendo o seu maior sucesso e um dos mais vendidos em França, incluindo os clássicos atuais “La corrida”, “La cabane du pêcheur”, “Je t’aimais, je t’aime, je t’aimerai”, “Octobre”.

Os álbuns sucederam-se regularmente, sendo que cada álbum e tour foram sempre recebidos com entusiasmo de um público fiel e transgeracional, em França e noutros lugares. Traduzidos em vários idiomas, os seus maiores sucessos viajaram o mundo.

O seu 14º álbum de estúdio de Francis Cabrel, “À l’aube revenant”, lançado em 2020, é uma homenagem aos trovadores dos quais Cabrel se considera herdeiro. Começou consecutivamente a “Trobador Tour“, durante a qual gravou um álbum ao vivo com 31 faixas, lançado em dezembro de 2021.

Francis Cabrel tem assim encontro marcado com o publico português no dia 3 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém.

Partilha