A sexta edição do Ciclo de Concertos de Coimbra, programada para o último fim de semana de maio de 2021, afigura-se como um ponto de encontro entre pessoas, artes, culturas e a cidade. Em plena época de transição primaveril, o Ciclo parte à procura das pontes e dos encontros, tendo Coimbra, lugar onde as margens se estreitam e juntam, como palco principal.
Da linha programática do 6º Ciclo de Concertos de Coimbra, faz parte um concerto comentado por António Victorino d`Almeida na manhã do dia 30 de maio, especialmente direcionado para o público familiar. A organização considerou que este tema poderia ser aprofundado e debatido, explorando a multidimensionalidade do “saber ouvir” nos vários domínios do quotidiano.
Neste sentido, o Ciclo de Concertos de Coimbra compreende, na edição deste ano, um espaço privilegiado de discussão e conversa em torno desta temática. O Fórum “Saber Ouvir” irá promover, entre os dias 5 e 27 de maio, um conjunto de conversas para as quais foram convidados profissionais das mais variadas áreas. Um evento que pretende mostrar a importância de “saber ouvir” nas diversas artes e domínios da sociedade civil. O objectivo deste debate passa por interpelar o público, com o objetivo de o dotar de mais e melhores ferramentas que contribuam para o desenvolvimento do seu “saber ouvir”.
Em co-organização com o Centro Cultural Penedo da Saudade – Instituto Politécnico de Coimbra e o Diário de Coimbra, neste particular espaço cultural da cidade irão decorrer três conversas em três dias distintos, pelas 18h, moderadas pela investigadora Ana Maria Ramalheira. A 5 de maio juntam-se o psiquiatra Joaquim Cerejeira e o Padre Carlos Miranda; a 19 de maio, o magistrado Tiago Miranda conversará com um jornalista do Diário de Coimbra; por último, a 27 de maio, o afinador de pianos Paulo Pimentel e o professor André Rui Graça trocam ideias em torno do Saber Ouvir. Estas conversas, presenciais, terão transmissão direta nas redes sociais do Ciclo de Concertos de Coimbra e do Centro Cultural Penedo da Saudade.
Terão ainda lugar duas outras conversas, desta vez, em co-organização com a Rádio Universidade de Coimbra: a 12 de maio, com a arquitecta e música Luisa Bebiano e o cineasta António Ferreira e, dia 26 de maio, a coreógrafa Leonor Barata e o juiz desembargador Luís Miguel Ferreira de Azevedo Mendes. Estas sessões decorrerão em direto no programa Observatório da RUC (107.9fm), pelas 21h, com emissão online (www.ruc.pt) e facebook da rádio.