Foco Famílias regressa ao Teatro Municipal do Porto

O FOCO FAMÍLIAS é um momento da programação do Teatro Municipal do Porto pensado exclusivamente para escolas e famílias. Realizado anualmente no mês de dezembro, este Foco promove um conjunto de atividades em diferentes áreas, com um tema em comum. Nesta edição, é abordado o espaço que cada um de nós ocupa, seja ele em contexto familiar, no nosso círculo de amigos, no trabalho, na escola ou no mundo. Até que ponto o nosso “espaço” é respeitado e não interferimos com o dos outros? E que diferentes conceitos estão associados à ideia de “espaço”.

 

Será apresentado “Invited(na foto), do belga Seppe Baeyens, em estreia nacional, nos dias 15 e 16 de dezembro. Este espetáculo é composto por um grupo intergeracional de intérpretes que reflete a sociedade contemporânea. O público desempenha um papel fundamental e terá a oportunidade de assumir o controlo. O dispositivo cénico divide e une, aparece e desaparece, guiando quer os intérpretes, quer o público, através da história coletivamente escrita.

Haverá ainda um workshop com Seppe Baeyens, na quinta-feira, dia 13, onde os participantes poderão ter uma pequena experiência relacionada com a dança contemporânea, explorando os possíveis significados de partilha de espaço, fazendo uma conexão e usando a dança para se relacionar com os outros.

 

No ano em que o Teatro de Marionetas do Porto celebra os seus 30 anos de existência, “Cinderela” é apresentado no FOCO FAMÍLIAS.

Neste espetáculo, esta não é uma Cinderela tradicional: há uma reescrita, um tanto ou quanto anacrónica, da história tradicional, a partir das versões de Perrault e Grimm.

Personagens saídos de outros contos de fadas “caem do céu” para dificultar a vida a Cinderela. Há uma Bruxa Má que detesta histórias com final feliz e um Lobo Mau disfarçado de GNR a patrulhar as estradas da floresta. A Fada Madrinha é uma tia irascível e ajusta contas com a Bruxa Má, num combate de wrestling. No final Cinderela casa mesmo com o príncipe e têm muitos filhos.

 

Depois da Dança e das Marionetas chega a Música com “Vozzzzzzzzzz!”, da Academia de Música de Vilar do Paraíso em colaboração com ondamarela.

Que sons têm muitas vozes sozinhas, que som faz a voz de um grupo, que sons têm muitas vozes juntas? E como pode o corpo ser palco e instrumento de participação artística e criativa? Um conjunto de performances de carácter mais ou menos formal que se irá inspirar nos conceitos, percursos, trabalhos e imagéticas desenvolvidas no Foco.

 

No Cinema, em parceria com a Medeia Filmes, vai ser ainda exibido o filme “A minha vida de Courgette“, do Claude Barras. Este filme esteve nomeado para o Óscar de Melhor Animação de Longa-Metragem e já ganhou, entre muitos outros, o Cristal de Prata e o Prémio do Público do Festival de Annecy e o Prémio de Cinema Europeu para a Melhor Animação.

 

Ao longo destes 4 dias existirão ainda uma exposição de fotografia, workshops – inclusive um workshop de ilustração com André da Loba  – e um Aquecimento Paralelo, orientado por Nara Gonçalves e Sara Moreira.

 

13 a 16 de Dezembro
Teatro Campo Alegre

Partilha