FLAD realiza primeira edição do ciclo Outsiders – Cinema Independente Americano

O Outsiders – Cinema Independente Americano decorre de 30 de novembro a 8 de dezembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e é a oportunidade para conhecer 22 filmes de produção independente, de 18 realizadores, com exibição inédita nas salas portuguesas.

 

Dar destaque a filmes americanos independentes e preencher algumas lacunas em termos de exibição destes filmes em Portugal é o objetivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) com a primeira edição do ciclo Outsiders – Cinema Independente Americano, que apresenta uma seleção de 22 filmes de realizadores independentes, produzidos nos EUA entre 2006 e 2020, alguns deles premiados e nunca antes exibidos em Portugal. O Outsiders – uma iniciativa da FLAD que conta com a coprodução do Cinema São Jorge – inclui 14 longas-metragens e 8 curtas-metragens que na sua maioria envolvem produções de baixo custo, gravação em vídeo digital ou diálogos improvisados, apresentando um olhar diferenciado sobre a vida contemporânea dos jovens adultos americanos.

 

Outsiders – Cinema Independente Americano compreende géneros e narrativas clássicas, filmes estreados (e alguns premiados) em festivais como Sundance, SXSW, Tribeca ou Berlim e que, por diversas razões, passaram ao lado da programação e dos circuitos de distribuição em Portugal.

O ciclo abre a 30 de novembro com a exibição de Tiny Furniture, de Lena Dunham, realizadora, produtora e atriz, autora da série da HBO, Girls, da qual o filme parece ter sido a matriz. A sessão de encerramento terá lugar a 8 de dezembro, com The Rider, o filme de Chloe Zhao, imediatamente anterior à sua consagração nos Óscares do ano passado. Ambos os casos são agora apresentados pela primeira vez em Portugal.

Pelo meio, serão exibidos filmes marcantes (várias primeiras obras) de realizadores — Robert Greene, Rick Alverson, Eliza Hittman, Amy Seimetz, Khalik Allah, James N. Kienitz Wilkins — com outros projetos já conhecidos no nosso país.

Alguns dos nomes são totalmente inéditos em Portugal, como os casos de Frank V. Ross, Patrick Wang, John Magary e dos irmãos Bill e Turner Ross, autores de obras cuja divulgação se impunha.

 

De destacar ainda a exibição de uma série de curtas-metragens dos irmãos Safdie, escolhidas pelos realizadores propositadamente para o Outsiders, bem como a passagem de dois filmes de Joe Swanberg (um deles, Nights and Weekends, coassinado por Greta Gerwig, uma das musas do cinema indie dos anos 2000), um dos realizadores mais prolíficos destes últimos anos e mais desconhecidos em Portugal, que virá a Lisboa apresentar as sessões.

Partilha