Fim de Semana Yoko Ono em Serralves

Yoko Ono, artista japonesa e nome seminal da arte conceptual, experimenta a realização de cinema em meados dos anos 1960, em Nova Iorque. Os filmes que agora damos a ver são representativos da variedade de abordagens da artista, e representam o cerne da sua ligação ao cinema: o corpo na relação com a câmara.

 

No sábado, 19 de Setembro, Serralves dá a conhecer sete curtas metragens que espelham a variedade e complexidade dos filmes que Yoko Ono foi realizado ao longo dos anos, começando pelos trabalhos com câmara de alta velocidade no contexto do movimento Fluxus, passando pelas performances filmadas e, sem esquecer, as correalizações com John Lennon.

 

Domingo, 20 de Setembro, é apresentado o filme Imagine, filmado de forma improvisada a partir do álbum homónimo de John Lennon (mas também com temas do álbum de Yoko Ono, FLY). Este é um filme repleto de elementos surrealistas e conta com a participação de amigos do casal como George Harrison, Jonas Mekas, Andy Warhol, Jack Nicholson, Dick Cavett e Fred Astaire. Restaurado e remasterizado em 2018, esta será a primeira apresentação da nova cópia do filme em Portugal.

Partilha