O festival londrino de ecologia e arte The Shape of a Circle in the Dream of a Fish chega nos próximos dias 26 e 27 de novembro ao Porto. Organizado pela Galeria Municipal do Porto, em colaboração com o programa General Ecology da Serpentine Galleries, o evento decorrerá na Galeria da Biodiversidade, com um programa que inclui conversas, debates, performances e concertos e com entrada gratuita.
Propondo-se a explorar o papel dos sonhos na nossa vida, o festival congrega artistas, historiadores, cientistas e figuras da arquitetura e música de diferentes partes do mundo, a fim de partilharem os seus conhecimentos e histórias, celebrando o cruzamento entre ciência, magia e espiritualidade. A decorrer pela primeira vez fora de Londres, o evento marca a quinta iniciativa do projeto The Shape of a Circle in the Mind of a Fish e conta com a curadoria de Lucia Pietroiusti (Fundadora do programa da General Ecology da Serpentine Galleries) e Filipa Ramos (Diretora Artística da Galeria Municipal do Porto e do Departamento de Arte Contemporânea da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M).
Nas palavras de ambas, o festival procura “desfazer as presunções que temos acerca da centralidade e exceção dos seres humanos”, questionando “em que baseamos a noção de que a floresta não ama, não pensa ou não canta, senão no facto de, obstinadamente, definirmos o amor, o pensamento ou o canto à nossa imagem?”. Com The Shape of a Circle in the Dream of a Fish, pretendem “entrar no reino dos sonhos, na senda de uma continuidade entre ciência, conhecimento ancestral, magia e espiritualidade, especulando, imaginando e debatendo a interdependência, a profunda e ancestral relação que une sistemas de descoberta, compreensão e cura do corpo e da mente, através dos tempos, passados e futuros.”
Entre os diferentes convidados, destaque para o artista e músico Nahum Mantra, o filósofo Federico Campagna, o ecologista comportamental Alex Jordan, o arquiteto Yussef Agbo-Ola, a psicóloga Nicola S. Clayton, o escritor Onome Ekeh, a artista e performer Cru Encarnação, a historiadora Sophie Lunn-Rockliffe, a performer vocal Hatis Noit (na foto), e a artista e arquiteta Rain Wu.
Haverá ainda uma sessão com filmes de Ben Rivers, Derek Jarman, Dominique Knowles, Himali Singh Soin, Mariana Caló e Francisco Queimadela e Rosalind Fowler.
photo: Özge Cöne