Festival Santa Casa Alfama’22… Novas confirmações completam cartaz do Palco Santa Casa

O Festival Santa Casa Alfama está de regresso no próximo mês de setembro para mais dois dias de celebração da canção nacional. Nos dias 23 e 24, o público é convidado a ouvir algumas das melhores vozes do fado e da música portuguesa, numa experiência única que nos leva de sala em sala, pelas ruas de Alfama.

 

Depois das confirmações do concerto de Dulce Pontes com o convidado Ricardo Ribeiro, e do grande concerto de Homenagem a Max comandado por António Zambujo e seus convidados, chegou o momento de completar a programação do Palco Santa Casa: Jorge Fernando (dia 23), Rodrigo Lourenço e João Leote (dia 23), o espetáculo “As Divas” com Alexandra, Lenita Gentil, Maria da Fé, Maria da Nazaré (dia 24), e ainda Aldina (dia 24).

 

As Divas” do fado também sobem ao palco maior do Santa Casa Alfama. Nenhum povo, nenhuma história, nenhuma tradição subsiste, resiste, se perpétua e enraíza no tempo se não souber de onde vem, onde está e para onde deve caminhar. É isso que acontece também com as músicas endógenas de cada povo, de cada nação.

O fado é por excelência a canção de Portugal. Umas vezes triste, outras vezes alegre, mas sempre a espelhar a alma do nosso povo, através da dor ou da alegria sentida na voz de quem canta. E se o Fado vive hoje, sem dúvida, um dos seus melhores períodos, mais forte e capaz, com mais futuro se apresentará, se souber honrar quem o construiu e ajudou a chegar aqui. É então partindo deste princípio e destes pressupostos que no Santa Casa Alfama deste ano se apresenta um concerto único e muito, muito especial.

 

Assim o grande festival do fado junta, no mesmo palco, quatro das fadistas mais representativas da história da canção de Portugal. São quatro divas cujos nomes falam por si: Maria da Fé, Maria da Nazaré, Alexandra e Lenita Gentil. E, quando ouvimos cada um destes nomes, é como se ouvíssemos um recorte da história da canção nacional.

Partilha