Festival Santa Casa Alfama’21… Programação completa do Palco Santa Maria Maior

Em 2021 o Santa Casa Alfama está de regresso para mais dois dias em que o fado volta a ser o grande protagonista nas ruas de um dos bairros mais míticos da capital. Nos dias 24 e 25 de setembro o público volta a celebrar esta música de todos os portugueses e que é também Património da Humanidade. Numa edição de homenagem a Carlos do Carmo, o festival não deixa de ter uma forte componente bairrista e popular, traços que o acompanham desde a primeira edição. E essa identidade bairrista, de um festival feito com as gentes do bairro e para as gentes do bairro, fica bem evidente no Palco Santa Maria Maior e na iniciativa Fado à Janela, um momento que já é um clássico do Santa Casa Alfama.

 

No Palco Santa Maria Maior, localizado no Largo do Chafariz de Dentro, desfilam as vozes escolhidas por uma freguesia que vive o fado durante todos os dias do ano. Estes são talentos ligados aos bairros mais típicos de Lisboa (incluindo Alfama, obviamente), genuínos e populares, capazes de arrebatar até a plateia mais imperturbável!

 

Na primeira noite do festival, dia 24 de setembro, o Palco Santa Maria Maior recebe “Os Mauricianos”. Fernando Maurício, o Rei Sem Coroa, um dos grandes fadistas de sempre e também um símbolo desta freguesia, volta a ser homenageado no Santa Casa Alfama. E essa homenagem fica a cargo de quatro vozes muito queridas pelo público do bairro (e além do bairro) e todas elas herdeiras do rei Fernando Maurício. Falamos de Jaime Dias, Pedro Galveias, Fernando Jorge e Vitor Miranda.

 

No mesmo dia, dia 24, o público é ainda convidado a ouvir Conceição Ribeiro, uma das vozes mais genuínas da atualidade, perfeitamente sintonizada com a melhor tradição fadista, e Nelson Lemos, lisboeta de gema, fadista da nova geração e já uma das vozes preferidas da Freguesia de Santa Maria Maior.

 

No segundo dia do festival, dia 25 de setembro, o Palco Santa Maria Maior recebe Sónia Santos e Bruno Igrejas. Sónia tem desenvolvido um percurso singular, com muitos anos de fado, onde foi recebendo prémios e o carinho do público; já em relação a Bruno, ele é uma das vozes mais promissoras do fado e, neste caso, joga em casa: no seu querido bairro de Alfama.

A segunda dupla a passar pelo Largo Chafariz de Dentro no dia 25 de setembro, é constituída por Ana Marta, uma das vozes mais acarinhadas pelo público de Alfama, com toda a sua garra, versatilidade e experiência fadista, e Luís Capão, um jovem apaixonado pela música e pelo fado desde muito cedo, o que resulta numa maturidade invulgar para a sua idade.

 

O já tradicional Fado à Janela também regressa ao Largo de São Miguel, para encher de Fado as ruas e ruelas de Alfama. Jorge Silva, Gilberto Silva e José Manuel Rodrigues terão nas suas mãos uma Guitarra Portuguesa, uma Viola e um Baixo, respetivamente, e asseguram aquela que já é uma imagem de marca, nos dois dias do Festival.

Partilha