No passado fim de semana, nos dias 1, 2 e 3 de agosto, decorreu a 2ª edição do Festival Ponte D’Lima. Durante três dias, o espaço Expolima foi visitado por milhares de pessoas que se deslocaram à vila mais antiga de Portugal para assistir a concertos de OSEES, !!! (CHK CHK CHK), shame, Ana Lua Caiano, Pongo, Mão Morta, entre muitos outros mas também para usufruir de um recinto confortável, a uma curta distância a pé da Vila e ao lado do Rio Lima, parte integrante da paisagem deslumbrante que compõe o recinto. Nesses três dias, Ponte de Lima recebeu mais de 30 horas de música, com um alinhamento composto por vários artistas nacionais e internacionais que encantaram o público com os seus concertos à beira do Rio Lima.
Mais de 60% dos festivaleiros chegaram a Ponte de Lima de fora do distrito sendo que muitos deles ficaram a conhecer a vila pela primeira vez. Na sua 2ª edição, a percentagem de público internacional no Festival Ponte D’Lima chegou aos 25% com especial destaque para Espanha e França. Estes dados são refletidos na lotação do campismo assim como na taxa de ocupação da hotelaria de Ponte de Lima e concelhos limítrofes.
Para os organizadores do evento, um grande objetivo cumprido com a 2ª edição do Festival Ponte D’Lima foi o reforço da ligação com a população local e o início da criação de uma comunidade que se junta em torno do Festival no primeiro fim de semana de agosto. O acesso ao Festival por parte da população jovem da Vila de Ponte de Lima, nesta edição, também foi promovida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima que em parceria com o Festival Ponte D’Lima ofereceu Passes Gerais a todos os estudantes que frequentam o 12º ano de escolaridade. Desta forma, reforçou-se a ligação dos públicos mais jovens com as atividades culturais da região, nomeadamente, a música.
A 3ª edição do Festival Ponte D’Lima já está confirmada e acontece nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto de 2025.
🖋 redação / press release
📸 Paulo Homem de Melo