Festival Para Gente Sentada com cartaz fechado…

Aos já confirmados Jonathan Wilson, John Grant, O Terno e Sensible Soccers juntam-se Bia Ferreira, Homem em Catarse (na foto), Little Friend e Bia Maria, para mais uma edição do Festival Para Gente Sentada que regressa a Braga nos dias 15 e 16 de Novembro.

As mais recentes confirmações garantem presença no dia 16 de Novembro no gnration.

 

Num mundo em que a repetição de fórmulas, a vulgarização da sexualidade, a segmentação do mercado e a escassez de raízes ditam as regras do perfil na música brasileira, surge Bia Ferreira que desafia qualquer estereótipo da indústria musical. Natural de São Paulo a cantora, compositora, multi-instrumentista e activista define a sua música como MMP: Música de Mulher Preta. Considerada uma revelação da música brasileira, Bia Ferreira apresenta o recém-lançado álbum de estreia “Igreja Lesbiteriana, Um Chamado”, que nasceu como uma carta aberta para educar o mundo sobre a vida, sobre a luta do movimento antirracismo e do feminismo negro.

A música de Homem em Catarse não se divide entre procura e criação, mas pelos inúmeros elementos que juntos compõem todas as histórias que Afonso Dorido tem para contar. Viagem ao Interior (2017) é o resultado do mote lançado pelo escritor José Luís Peixoto, uma inspiração que levou Afonso a visitar mais de uma dezena de aldeias/vilas no interior de Portugal e a criar um álbum capaz de transmitir a beleza da natureza, dos locais e das gentes. “Ao vivo na Porta 253” é o primeiro disco ao vivo do músico barcelense que apresenta novas versões de temas já retratados em EPs e álbuns editados desde a sua estreia em 2013.

Cinco anos depois de “We Will Destroy Each Other”, os Little Friend estão de regresso com o segundo álbum “A Substitute for Sadness”. Após uma breve pausa, este disco chega com uma nova sonoridade, com mais arranjos, mais orquestração, e uma produção mais cuidada. “Sombre Song” é o single de estreia que reflecte o fascínio pela fronteira sonora entre a estética de cantautor dos finais dos anos 1960 e a orquestração do início da década de 1970.

Os temas de Bia Maria levam-nos por um passeio desde a bossa nova ao pop, mas com um jeito do tão típico fado português. A jovem artista, natural de Ourém, tem previsto o lançamento de “Mal Me Queres, Bem Te Quero”, o primeiro EP, ainda para este mês, mas até lá é possível ouvir o single de estreia “José”.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

 

Partilha