Festival Para Gente Sentada… A antevisão do segundo dia do Festival

O Festival Para Gente Sentada está de regresso a Braga nos dias 16 e 17 de Novembro. No total são 10 concertos nos dois dias repartidos pela Rua do Castelo, Theatro Circo e a blackbox do Gnration.
A esta hora está a ter inicio no Theatro Circo o concerto de abertura do festival, mas é sobre o dia de amanhã que fica aqui a antevisão do Festival.

Pelas 19h a Rua do castelo recebe os Madrepaz. Os Madrepaz iniciam a tour do disco “Bonanza“, precisamente no dia 17 de Novembro, no Festival para Gente Sentada. Dois anos, dois discos. Depois de “Panoramix“, em 2017, chega agora “Bonanza”, o segundo álbum de originais de Madrepaz. Abrem as portas a uma narrativa acerca da prosperidade e do amor que, ao longo de 11 canções, reflecte os nossos valores e a nossa conduta para a vida. “Bonanza“ é um disco de canções luminosas, de composições hipnotizantes e vozes cristalinas.

A noite promete no Theatro Circo com a presença da catalã Núria Graham (na foto) a abrir o palco. Núria Graham começou a compor e a apresentar as suas próprias músicas aos 16 anos. O seu primeiro disco, “Bird Eyes” de 2015, é um jogo de voz e guitarra em fundos quer electrónicos quer acústicos. Com influências de artistas tão diversos como St. Vincent, Pj Harvey, James Blake ou Chet Baker, Núria Graham é considerada uma das vozes mais promissoras da sua geração em Espanha. Com o EP “In the Cave” a cantora demonstra um trabalho sólido, repleto de letras sensuais e um tom assumidamente mais pop. Depois do NOS Primavera Sound em 2017, chega agora ao Festival Para Gente Sentada.

Talvez um dos nomes mais esperados da edição de 2018 do Festival. O alemão Nils Frahm sobe ao palco do Theatro Circo pelas 23h deste sábado. Nils descobriu o interesse pela música, ainda em criança, quando decidiu mergulhar entre os clássicos musicais de gerações passadas e as novas sonoridades de compositores contemporâneos. Compositor, produtor e intérprete distingue-se graças a abordagem pouco convencional de um instrumento milenar, o piano. Os seus vastos espetáculos são compostos por misturas contemplativas e íntimas, numa escala hipnotizante. Mais do que actuações, os concertos de Nils Frahm são bolhas espaço-temporais. Depois de aclamados álbuns, distinções, colaborações cinematográficas e musicais com artistas como Ólafur Arnalds e Woodkid, Nils Frahm está de regresso aos palcos com o mais recente disco “All Melody”.

A noite termina mais uma vez no Gnration, primeiro na blackbox pelas 01.30h com IAN e depois dos Riding Pânico, Nuno Lopes é o DJ de serviço na Sala Multiusos do espaço.

 

IAN é Ianina Khmelik, violinista russa, nascida e criada em Moscovo. Reside em Portugal há mais de uma década, é cantautora e violinista na Orquestra Sinfónica do Porto. IAN (o projeto) caracteriza-se pela fusão de elementos pop, trip-hop e eletrónica com uma forte presença de instrumentos clássicos como piano acústico e violino, frutos da experiência clássica de Ianina. Na blackbox vai apresentar o novo EP ao vivo, encabeçado pelo single “Spring or desire

 

É à boleia de “Rabo de Cavalo”, o terceira longa duração editado no arranque de 2017, que os Riding Pânico encerram a edição de 2018 do Festival Para Gente Sentada. O sucessor de “Homem Elefante” foi gravado, misturado e masterizado no HAUS estúdio e constrói-se em torno de oito temas que reafirmam o espaço de culto que os Riding Pânico assumiram no rock instrumental nacional.

 

Texto e fotografia: Paulo Homem de Melo

Partilha