Festival FUSO regressa aos jardins de Lisboa sob o tema “Na Fronteira”

O FUSO – Anual de Videoarte Internacional de Lisboa regressa aos jardins e claustros dos museus de Lisboa, de 25 a 29 de agosto e volta a apresentar sessões de videoarte programadas por curadores portugueses e internacionais.

Ao longo de cinco noites o público poderá assistir gratuitamente, a cerca de 44 obras de videoarte, assim como a conversas em torno do tema “Na fronteira”, conduzidas pelo jornalista Vitor Belanciano.

 

Esta programação propõe novas perspectivas da videoarte, revelando autores e obras contemporâneas, mas também apresentando peças históricas raramente ou nunca vistas em Portugal. Ao expor cruzamentos com linguagens de filme experimental, da performance, da fotografia e do cinema, o FUSO traz uma nova abertura à imagem em movimento do século XXI.

 

Além das sessões pensadas pelos curadores, no dia de abertura do festival, a 25 de agosto, vão ser apresentados os vídeos em competição e, ao vencedor, vai ser atribuído um Prémio Aquisição Fundação EDP / MAAT e o Prémio Incentivo Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, atribuído pelo público. Nesta edição de 2021 foi ainda renovada a parceria com a Ar.Co – Escola de Arte e Comunicação Visual, com a exibição de trabalhos dos seus alunos.

 

Na fronteira” é o mote norteador do FUSO 2021. Físicas e digitais, geográficas e políticas, o termo “fronteira” está inevitavelmente associado a ideias contraditórias de pertença e exclusão, de liberdade e restrição, de proteção e defesa.

O festival quer ir além dessas simples dicotomias, desafiando curadores e artistas a pensar as fronteiras contemporâneas, sejam elas naturais, humanas ou virtuais. Ao fazê-lo, pretendemos promover discussões sobre nacionalismo, identidade, privacidade, barreiras físicas, rebelião, emancipação, conquista e o que está à margem, tendo como meio a videoarte.

 

Programação FUSO 2021

 

Praça do Carvão do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT)

25 agosto | 22h

Programa Jean-François Chougnet (FR): OPEN CALL – vídeos seleccionados a concurso

 

Jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

26 agosto | 22h

Programa Daniela Labra (BR): VOO LIVRE

Mediador: Vítor Belanciano

 

Palácio Sinel de Cordes – Trienal de Arquitetura

27 agosto | 22h

Programa Agustín Pérez Rubio: LENGUAS DE FUEGO

Mediador: Vitor Belanciano

 

Castelo de São Jorge

28 agosto | 22h

Programa Susana de Sousa Dias (PT): AVANT L’EXISTENCE

Mediador: Vítor Belanciano

 

Claustro do Museu da Marioneta

29 agosto | 22h

Programa Lori Zippay (EUA): SESSÃO ESPECIAL: BARBARA HAMMER

Programa Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual: À DISTÂNCIA

Cerimónia de Entrega de Prémios da OPEN CALL

 

 

Partilha