Festival BANG! regressa a Gaia em Setembro

De 27 a 29 de setembro, o espaço Corpus Christi, o Armazém22 e as Caves Ramos Pinto, em Vila Nova de Gaia, recebem mais de 30 figuras da cultura pop e do universo do fantástico..

As novidades incluem uma nova área dedicada aos jogos de mesa, a oportunidade de se sentar numa réplica do trono da popular série House of the Dragon e, ainda, o novo espaço BANG! Kids, com programação pensada para os mais novos. Já no concurso de Cosplay, e depois do enorme sucesso do último ano, a organização promete premiar os três primeiros classificados, sendo que o grande vencedor terá a oportunidade de assistir a um dos maiores eventos de cultura pop da Europa, o MCM London, em outubro, recebendo a viagem e o bilhete de acesso ao evento.

Com uma forte aposta no universo da Fantasia e do Fantástico, o Festival BANG! serve ainda de palco para géneros como a ficção científica, os policiais e o terror. A escritora norte-americana Sherrilyn Kenyon é um dos principais nomes em destaque. É uma das fundadoras do género romance paranormal, conhecida pela sua série Predadores da Noite, sobre guerreiros imortais, e os seus livros estão publicados em mais de trinta países, com milhões de cópias vendidas. Dacre Stoker, descendente do criador de Drácula (1897), Bram Stoker, traz ao BANG! a apresentação Stoker on Stoker: A vida de Bram Stoker, com imagens inéditas e artefactos do misterioso autor deste livro de culto. Destaque ainda para a estreia de Pedro Rhuas em Portugal. O autor brasileiro do género young adult mais vendido no Brasil vem ao BANG! para o pré-lançamento exclusivo do seu novo livro.

No universo da Banda Desenhada, por sua vez, o BANG! recebe o multipremiado autor e ilustrador espanhol Oriol Hernández e, ainda, a historiadora Raquel Varela, que apresenta o novo livro Utopia, ilustrado por Robson Vilalba Reis.

Na música, The Legendary Tigerman tem honras de abertura do festival, prometendo animar a marginal do rio Douro, em frente ao Corpus Christi, espaço por onde passam ainda nomes como Urze de Lume ou NNlean, numa performance que cria música electrónica a partir de plantas, e ainda o DJ e produtor The Strange Algorithm Series, com um set preparado exclusivamente com temas de videojogos.

A programação fica completa com a área de Gaming, o espaço Arcade com videojogos vintage, uma área de venda de livros, este ano com ainda mais livrarias e editoras presentes, e o habitual Artist Alley, com venda de merchandising

🖋 redação / press release

Partilha