Depois do lançamento de “Vontade, vontadinha”, single que surgiu em antecipação, FeMa. acaba de editar o EP “HOMNiA”.
Este novo trabalho do artista emergente natural de Alcobaça é uma jornada que percorre tanto os recantos mais obscuros e escondidos nas profundezas da essência interior quanto aqueles mais visíveis no comportamento quotidiano e geral da humanidade, culminando na exploração abrangente de todas as facetas do ser humano.
Escrito em ambientes naturais e industriais, “HOMNiA” aspira a ser um momento de pausa e conexão, mas principalmente uma oportunidade de mudança: constituído por seis temas, cada um abordando diferentes tópicos, convidando à audição ativa e estimulando a mente imaginativa, FeMa. explora sonoridades que vão desde a eletrónica aliada à natureza até à música tradicional portuguesa, passando pela pop, hip-hop e a música de intervenção.
“HOMNiA” representa, acima de tudo, uma reflexão sobre o mundo interno e externo do ser humano, uma busca pela mudança e, no seu cerne, proporciona uma oportunidade para a introspeção pessoal e para o posicionamento no mundo que nos rodeia, tanto a nível humano como natural.
A acompanhar o lançamento do EP, surge o single homónimo e que encerra o novo trabalho de FeMa. com um apelo à ação e à mudança. O tema é uma marcha física que começa pelo pensamento sobre o mundo atual e termina com um grito pela mudança. Num ano que marca os 50 anos do 25 de abril e inserido no contexto atual do mundo, onde temas como guerra, falta de liberdade, privação de direitos e romantização do ódio são recorrentes, “HOMNiA” nasce da necessidade de mudança e do ímpeto de luta por um mundo mais empático, livre e comum. Entre sonoridades que misturam o shoegaze, a música de intervenção e o noise, este single procura evocar um sentimento desconfortante, aliando-o às palavras de esperança de FeMa.
“HOMNiA” já se encontra disponível em todas as plataformas digitais e será apresentado ao vivo em Leiria, nos dias 13 de abril no Stereogun e 24 de maio no Texas Bar; 16 de abril no Café Curto em Coimbra; 17 de abril no Musicbox em Lisboa; e 10 de maio no CCGS em Benedita.