Fellini 100 em Portugal… a celebração do centenário

No dia 20 de Janeiro de 1920, em Rimini, na costa adriática da Emilia Romagna, em Itália, nasceu Federico Fellini, genial inventor e grande mestre do cinema italiano.

 

Em 2020, em Itália e em tudo o mundo são muitas as iniciativas para celebrar o centenário de Fellini e, neste sentido, também a Festa do Cinema Italiano – cuja 13ª edição acontece de 1 a 9 de abril – se associa a este grande movimento, organizando Fellini 100, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Risi Film, a Alambique Filmes e o Instituto Italiano de Cultura.

 

Fellini 100 junta, ao longo do ano e um pouco por todo o país, uma série de eventos que permitem que o publico português se aproxime ao universo “felliniano” através de diversos caminhos. Uma forma de lembrar, conhecer e redescobrir a multifacetada obra deste autor.

Um cineasta que fez do sonho, da fantasia e do desejo a matéria prima da sua obra e que conseguiu com a sua imaginação surpreender milhões de espectadores tornando-se uma figura fulcral na história do cinema.

 Este ano, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema realiza, no mês de abril, no âmbito da 13ª Festa do Cinema Italiano, uma retrospectiva integral da obra de Federico Fellini. Uma ocasião única para ver em novas cópias restauradas a filmografia completa deste autor.

 

Em colaboração com a Risi Film e a Alambique Filmes, títulos emblemáticos como La dolce vita, 8 ½, La Strada, Giulietta degli spiriti, I vitelloni, La voce della luna e outros filmes voltam a ser exibidos em cópias restauradas,, a partir do mês de abril nas salas portuguesas, cineclubes e auditórios do país.

Estes filmes serão também lançados em novas edições DVD e estarão disponíveis nas principais plataformas VoD.

 

Alter Ego – Federico Fellini e Marcello Mastroianni

Uma coleção de 50 fotografias sobre a relação artística entre o realizador e o ator italiano em exposição na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a partir de abril.

 

I sogni di Federico Fellini. 20 gennaio 2020: Buon Compleanno Maestro!

Uma seleção de imagens extraídas do Il libro dei sogni, um diário desenvolvido por Federico Fellini a partir dos anos sessenta, em que o realizador reportou fielmente os frutos da sua fertilíssima atividade onírica em forma de desenhos. Uma exposição que poderá ser visitada na Cinemateca Portuguesa e no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, a partir de abril.

 

A Cinemateca Portuguesa, em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura, realiza no mês de abril uma mesa redonda sobre o Fellini com a presença de colaboradores, críticos e pesquisadores. Três dos nomes confirmados, desde já, são: Gianfranco Angelucci, assistente e colaborador de Fellini e os críticos Paolo Fabbri e Lorenzo Codelli.

 

Está previsto para o segundo semestre de 2020, um concerto, realizado em colaboração com uma orquestra portuguesa sobre a colaboração artística entre Federico Fellini e Nino Rota.

 

Em colaboração com o Istituto Luce Cinecittà estão a ser preparados percursos didáticos inspirados ao universo de Federico Fellini propostos a escolas e centros educativos de todo o país.

 

Fellini era também um grande apaixonado por gastronomia e, este ano, a Festa do Cinema Italiano irá realizar o famoso e já tradicional cine-jantar inspirado nas receitas favoritas do realizador, como tortellini, cappelletti, polpette e lambrusco.

 

 

 

Partilha