FAZUNCHAR 2020… A arte faz a festa em Figueiró dos Vinhos

Depois de uma primeira edição de sucesso que gerou 47 novas obras de arte e centenas de visitantes, o FAZUNCHAR volta a Figueiró dos Vinhos de 15 a 23 de agosto de 2020 para a sua 2.ª edição. Uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com esta comunidade e território.

 

Fazunchar significa “fazer” em Laínte, dialecto local da região, utilizado pelos vendedores ambulantes de tecidos, essencialmente para que não fossem entendidos pelos demais nas suas trocas comerciais.

 

O FAZUNCHAR será sempre um ‘fazer’ por Figueiró dos Vinhos e pelas suas gentes, um evento que surge como resposta a um pedido simples: “necessitamos dinamizar este município e ser falados por algo além dos incêndios, das tragédias ou das desconfianças”, mas que é também a reinterpretação desta palavra, para que a arte chegue aos públicos nas suas mais variadas formas e, ao contrário do que acontecia com os comerciantes locais, seja entendida, apreciada e vivida por todos.

 

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu:

“É com enorme entusiasmo e expectativa que acolhemos a 2ª Edição do Fazunchar “onde a arte faz a festa”, após o sucesso da primeira edição.

Se, no passado, Malhoa e H. Pinto usavam as telas para retratar aspetos de Figueiró dos Vinhos, eternizando-os, hoje usamos pinturas murais e intervenções artísticas no espaço público, melhorando sua vivência, reforçando os laços afetivos dos figueiroenses com as suas tradições e o seu passado, e construindo um futuro alicerçado nos novos visitantes/turistas que chegam a este território para fazunchar e que contribuem para a sustentabilidade destas nossas terras, no que já é mais um ponto de interesse turístico e cultural de Figueiró dos Vinhos”.

 

Em 2020 tornou-se ainda mais urgente garantir a acessibilidade à arte, e é também por isso que a MISTAKER MAKER – Plataforma de Intervenção Artística – volta a assumir a organização e curadoria de uma nova edição.

 

As intervenções e atividades contemplam Pintura Mural, Residências Artísticas, Instalação, Concertos, Filmes, ações comunitárias, VISITAS GUIADAS E WORKSHOPS. Tudo com acesso gratuito.

Entre os convidados desta 2.ª edição do FAZUNCHAR, surgem os nomes de alguns dos artistas mais promissores do panorama internacional, como a britânica Helen Bur. Muitos outros artistas portugueses integram a programação 2020 como Tamara Alves, Adamastor, Mantraste, entre muitos outros.

 

Na música e residências artísticas, um dos grandes destaques é a participação de Surma nesta edição do FAZUNCHAR, artista de Leiria e um dos maiores nomes da música emergente em Portugal. Na sua residência artística, Surma será acompanhada por Tamara Alves e, em conjunto, irão trabalhar inspiradas pelo conceito e dinâmica Fazunchar.

A programação completa estará disponível em breve…

 

Photo: Hugo Domingues

Partilha