Falso Nove lançam o primeiro single… “Canção da Antemanhã”

Falso Nove apresentam o seu primeiro single “Canção da Antemanhã”. O tema, que já se encontra disponível nas principais plataformas digitais, faz parte do projeto de estreia da banda. O vídeo é da autoria de Marta Alves, artista plástica.

A música marca a primeira peça musical que incentivou a criação da banda, que pretende retratar “a ideia de passagem de uma fase do dia para outra, transmitir uma imagem circular de algo que gira e acontece por causa de uma experiência pessoal de separação.”

Gravado, misturado e masterizado por Manuel dos Reis no Porto, a música viaja por paisagens que pedem calma, que o tempo pare e que se abra uma janela em que tudo fica suspenso, onde se pode ser e contemplar.

A construção musical mimetiza este estado de espírito desde os primeiros acordes, instrumentalizando uma ideia simples, procurando dar espaço para o poema ser cantado, como acontece muitas vezes na música portuguesa, fonte de inspiração recorrente da banda.

 

É um ensaio sobre o “sentimento de mudança”, dizem, refletido nos sons escolhidos e a intensidade com que são tocados. “Procuramos a tradução sonora do que acontece no corpo e mente quando se altera: os sintetizadores iniciais são como os primeiros raios de Sol, depois da escuridão da noite e a adição de camadas ao longo do tema, representam a transformação da noite para o dia, culminando na claridade e tranquilidade de um dia novo” dizem sobre o seu single de estreia. Em última análise, a música representa um processo catártico que amadurece a tristeza, liberta a resignação e faz crescer.

 

Falso Nove, banda lisboeta, surge da vontade de Mateus Carvalho (voz e saxofone), Afonso Lima (voz e guitarra), Francisco Leite (teclados e piano) e Francisco Marcelino (bateria) de desenvolver um projeto independente onde pudessem escrever canções em português. Ao mesmo tempo, procuram explorar e fundir as suas várias influências – desde o jazz à música tradicional portuguesa – num corpo coerente de rock alternativo de forte dimensão lírica. Mais recentemente, José Amoreira (baixo), junta-se à banda, compondo a atual formação.

 

Partilha