Fado Bicha atua para o Governo Português

Na passada segunda-feira, 14 de maio de 2018, no Picadeiro Real de Belém, o Fado Bicha interpretou quatro temas – “Namorico do André”, “De Costas Voltadas”, “Crónica do Maxo Discreto” e “Marcha do Orgulho” – por ocasião do 6º Fórum IDAHOT, no ambito das comemorações do Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. A cerimónia, promovida pelo Governo Português, contou com a presença de 250 convidados, entre eles membros de vários Governos da União Europeia, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa Maria Manuel Leitão Marques e a Secretária de Estado para Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro.

Formado por Lila Fadista e pelo músico João Caçador, Fado Bicha é um projeto musical e activista que surge como resposta à falta de representação das comunidades LGBTI no fado, enquanto símbolo fundamental da identidade cultural portuguesa. Acompanhada por João Caçador na guitarra elétrica, Lila Fadista canta várias narrativas LGBTI através da subversão de fados tradicionais, adaptando as letras originais à realidade e experiências LGBTI.

 

Nas suas próprias palavras, os dois músicos explicam que “ambos amamos o fado e sentimos que ele faz parte da nossa identidade criativa. No entanto, o fado não incluía uma parte importante da nossa identidade: o facto de sermos LGBTI, de sermos queer, de sermos bichas.”

 

No próximo Sábado, dia 19 de maio, os dois músicos têm concerto marcado na primeira Marcha do Orgulho de Bragança. Recentemente o Fado Bicha atuaram na última edição Festival Política no Cinema São Jorge perante uma plateia esgotada.

Partilha