Expresso Transatlântico… os ritmos da nova tradição de Lisboa numa Tour de Clubes

É um dos projectos mais interessantes do actual panorama musical. O Expresso Transatlântico que junta Gaspar Varela (guitarra portuguesa), Sebastião Varela (guitarra elétrica) e Rafael Matos (bateria) tem recebido os maiores elogios da crítica e do público nacional e internacional desde o lançamento do seu EP de estreia.

 

Foi entre Lisboa e os Estados Unidos da América que nasceram as primeiras ideias do grupo. Gaspar Varela estava em tour com a Madonna, enquanto os seus dois companheiros lhe enviavam as primeiras «malhas» nessa viagem transatlântica. Com uma sonoridade influenciada por ritmos da música popular portuguesa, brasileira e africana, o trabalho de estreia destes jovens músicos revela-nos a banda sonora de uma Lisboa com vista para o mundo.

Na sua curta carreira, a banda lisboeta tem percorrido o país de norte a sul numa extensa digressão que passou, entre outros, por Festivais como o Soam as Guitarras, Festival Med, NOS Alive, Fólio e Womex 2022 – onde o trio começou a sua internacionalização com uma atuação muito aplaudida na Opening Ceremony da maior feira mundial de world music…

Agora, é altura de levar estes ritmos da nova tradição de Lisboa numa digressão pelos clubes mais cosmopolitas das cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, em três espectáculos especiais:

24 de Novembro – Salão Brazil (Coimbra)

25 de Novembro – Maus Hábitos (Porto)

3 de Dezembro – Musicbox (Lisboa)

 

Com estes espectáculos, a banda apresenta também um novo single que será lançado a 18 de Novembro. “Barquinha” é o primeiro avanço do novo álbum que sairá em 2023 e conta com a participação de um convidado muito especial.

Partilha