Exposição retrospectiva de Alfredo Matos Ferreira

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Fundação Marques da Silva apresentam até 2 de Fevereiro de 2018, na Galeria da FAUP, a Exposição “Alfredo Matos Ferreira. Da condição da arquitectura como expressão e sentido do comum” que propõe uma abordagem ao percurso profissional do arquitecto Alfredo Matos Ferreira (1928-2015), iniciado em 1950 e que se prolongou até 2001. Manuel Mendes, autor do projecto expositivo, vai fazer uma visita guiada a 13 de Janeiro, Sábado

A exposição é realizada no contexto do programa delineado por ocasião da doação do acervo do arquiteto Alfredo Matos Ferreira à Fundação Marques da Silva (Dezembro de 2016) e constitui o seu terceiro módulo expositivo, depois de “Terra d´Alva” e “Construir um paraíso perdido / Por uma casa livre” apresentadas na Casa-Atelier José Marques da Siva.

A FAUP, espaço herdeiro da Escola de formação e local de exercício da prática docente, acolhe esta “abordagem ao todo da obra do arquitecto”. Desenhada e coordenada por Manuel Mendes, a exposição apresentará um panorama da obra construída, centrando-se depois em núcleos: escola, formação, ensino e, na Galeria, projecto-de-arquitectura.

“Em “Alfredo Matos Ferreira. Da condição da arquitectura como expressão e sentido do comum” visa-se uma abordagem ao todo da obra do arquitecto. Tomou-se como referência o que em 1994 escreveu numa das introduções de “Memória” – “A via possível e talvez única é a de sistematizar um conjunto de conhecimentos que se situam, na área da arquitectura, dentro da tríade vitruviana, nas componentes funcional e técnica – utilitas e firmitas – para, dentro da terceira componente estética – venustas – não analisável como as duas primeiras, promover a pesquisa livre mas consciente e enraizada, no sentido de evitar o vazio e a sempre tentadora emergência de novos cânones” – para proceder a uma desconstrução do que Alfredo Matos Ferreira partilhou como leitura pessoal da sua obra, mostrando o que o seu arquivo reservou de documentação de época relativa ao processo projectual de cada trabalho”, refere Manuel Mendes, coordenador da Exposição.

A exposição “Alfredo Matos Ferreira. Da condição da arquitectura como sentido comum” vai estar patente ao público na Galeria da FAUP até 2 de Fevereiro de 2018 e pode ser visitada de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 19h00.

A entrada é livre.

 

Partilha