Cidade Rabat, o mais recente filme da realizadora Susana Nobre, vai estrear nas salas de cinema portuguesas no dia 22 de junho, depois da estreia mundial na 73ª edição do Festival de Cinema de Berlim e da estreia portuguesa no IndieLisboa 2023.
Cidade Rabat conta a história de Helena, interpretada pela atriz Raquel Castro, uma mulher de 40 anos que acaba de perder a sua mãe. O luto de Helena, na relação por vezes vertiginosa com o seu quotidiano, ganha um significado e valor inesperados.
“A intimidade com as circunstâncias da morte produz em Helena o sentimento de que a vida passa rapidamente e que os dias sucedem-se num piscar de olhos. Helena é investida por sentimentos contraditórios. Se por um lado observa a precariedade da vida, na certeza da sua finitude, por outro, esta é vivida num estado de euforia de querer participar na alegria do mundo. Helena aceita o que se lhe apresenta e encontra essa alegria no que lhe é mais impessoal.”, afirma Susana Nobre, realizadora de longas-metragens como No Táxi do Jack (2021), Tempo Comum (2018), Vida Activa (2013), O Que Pode um Rosto (2003) e de curtas-metragens como Provas, Exorcismos (2015), Lisboa-Província (2010) ou Estados da Matéria (2005).