Estoril Sol entregou Prémios Literários

Com o desígnio de dinamizar as Letras portuguesas, a Estoril Sol renovou em 2021, a atribuição do Prémio Literário Fernando Namora e do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, em homenagem aos dois grandes escritores.

Em cerimónia solene, ocorrida esta quinta feira, 25 de Novembro, no Auditório do Casino Estoril, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, entregou o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural a Emílio Rui Vilar, bem como os Prémios Literários Fernando Namora e Agustina Bessa-Luis, instituídos pela Estoril Sol, e referentes a 2020, respectivamente, a Francisco José Viegas e Marta Pais de Oliveira.

Nesta sexta edição do Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, o Júri deliberou atribuir o galardão a Emílio Rui Vilar, enaltecendo “a constante, importante e significativa acção cultural desenvolvida durante um longo percurso, mormente como administrador ou gestor à frente ou com responsabilidades em grandes instituições”.

Em relação à 23ª edição do Prémio Literário Fernando Namora, o Júri distinguiu Francisco José Viegas como romance “A Luz de Pequim”, “Romance de avaliação de experiências passadas e incertezas actuais, “A Luz de Pequim” é uma obra que interroga o tempo e o que fazermos dele”.

Ao eleger “A Luz de Pequim”, o Júri salientou que “o que nos fica é, sobretudo, um conjunto complexo de personagens e das respectivas vidas, com os seus conseguimentos e os seus fracassos”.

 

Por sua vez, no que diz respeito à 13ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, o Júri distinguiu Marta Pais Oliveira com a obra original “Escavadoras”.

Ao escolher “Escavadoras”, o júri considerou tratar-se de “um romance que atrai não só pelas vertentes oníricas como a narrativa se organiza, mas também pelo sentimento de perda que une o universo existencial das personagens. Um ponto de vista lutuoso orienta e organiza as relações humanas e, facto não menos relevante, a própria tragédia familiar vivida no romance”.

 

Fotografias / Reportagem: Arlindo Homem

Partilha