Está a chegar a 17ª edição do Cercal Rock 2018

Cercal Rock é um festival de música destinado a promover novas bandas nacionais, proporcionando-lhes boas condições do ponto de vista técnico e logístico, de forma a que estas possam mostrar o seu trabalho num contexto digno. O festival acontece em Novembro, “preferencialmente” na noite mais fria do ano, na culturalmente dinâmica aldeia do Cercal, no concelho de Soure, distrito de Coimbra.

O Cercal Rock surgiu em 1997 pela mão dos Balbúrdia, uma banda que mantém ininterruptamente a sua actividade desde 1996, e assim se manteve até à sua 12ª edição em 2008. Em 2014, um grupo de jovens do Cercal desafia os Balbúrdia a passarem-lhe a “pasta” da organização do evento que estava interrompido há 6 anos. Prontamente a banda aceita voltar a ser a anfitriã do seu próprio festival. No dia 17 de Novembro, acontece assim a 17ª edição do Cercal Rock, a 5ª desta nova fase, com um cartaz que volta a apostar em bandas que cantam exclusivamente em português.

 

Pelo palco irão passar:

Possuídos pelo espírito da paixão Lusitana, de Coimbra para Lisboa surgiram os Rosa Luxemburgo. Nasceram em andamento Vivace dispostos a criticar qualquer coisa. Da cultura pop à contra cultura. Para isso, usam com respeito metáforas sarcásticas e abusam sem moral de riffs agressivamente melódicos. Embrulhados em trocas de jazz, punk e fado, a ver se o rock alternativo lhes conta algum segredo. Preparam-se para lançar um EP brevemente, gravado numa casa perdida nos sentidos do Baixo Mondego entre caixas de pizza vazias e garrafas demasiado cheias.

 

Separar os Balbúrdia do Cercal Rock é impossível…  O festival foi “gerado e criado” pela banda até aos 12 anos “de idade”, sendo este o 17º concerto dos Balbúrdia no festival!! A comemorarem 22 anos de existência, e com um álbum novo na calha, é provável que alguns dos novos temas sejam apresentados ao vivo, ao lado de algumas canções que o tempo e o público tornaram clássicos… Velhos são os trapos…

 

O caminho não tem sido fácil mas quando a música corre no sangue desistir não é opção! Os Mercadoria estão aí, são uma “promessa” e com “coragem” vão chegar longe. Rock moderno, bem estruturado, bem tocado e cantado em português.

 

ReCensurados com Orlando Cohen. Em inícios de 2009 quando passam 15 anos do desaparecimento dos Censurados surge a ideia através de Manelito de fazer um projecto para tocar ao vivo para lembrar e ao mesmo tempo homenagear a banda punk de Alvalade, Lisboa. Actualmente os ReCensurados com Orlando Cohen, são: na voz o Covas Frazão (Sicksin/Viralata), no baixo e voz o Bruno Paiva (ZOP/Alcoolémia), e na guitarra ritmo e voz o Manelito (Alcoolémia), na bateria Marcio Monteiro (Alcoolémia) e o grande Orlando Cohen na guitarra solo. No alinhamento dos espectáculos, tocam os mais emblemáticos temas dos “Censurados“. Homenagem ao vivo à banda Censurados, para lembrar a esta geração mais nova a importância dos mesmos, como influência que tiveram para muitas bandas e músicos

 

Partilha