Erika de Casier, Pluto, Ko Shin Moon e Isa Leen, entre outros, cantam os parabéns ao gnration

Este sábado, 30 de abril, o gnration celebra o nono aniversário e volta a oferecer um programa para todas as idades, repleto de concertos e instalações por artistas nacionais e estrangeiros, com entrada gratuita. Ensemble Caleidoscópio, Erika de Casier, Isa Leen, Ko Shin Moon, ODE: Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, Pluto e o coletivo Wav.in preenchem o programa de música deste ano.

 

Erika de Casier é uma das vozes mais promissoras da R&B e soul mundial. Filha de pai cabo-verdiano e mãe belga, a cantora e produtora editou dois álbuns brilhantes: “Essentials”, em 2019, e “Sensational”, lançado em 2021 pela mítica editora britânica 4AD, casa de nomes como The National, Pixies, Dead Can Dance, Grimes, Big Thief ou Future Islands. O disco foi destacado como um dos melhores do ano para diversas publicações internacionais e é o mote para a primeira digressão de Erika no país de origem.

 

Depois do final dos Ornatos Violeta, em 2002, Manel Cruz e Peixe juntaram-se a Eduardo Silva e Ruca Lacerda para formar os Pluto. Dois anos depois, em 2004, lançaram “Bom Dia”, o único disco da banda até hoje. Depois de mais de uma década longe dos palcos, os Pluto voltaram se a juntar este ano e apresentam, em Braga, o segundo concerto de um regresso há muito esperado.

 

Ko Shin Moon vivem no cruzamento entre as cordas tradicionais orientais e as máquinas de música eletrónica. Depois de passar quatro anos na Índia a colecionar instrumentos populares, Alex Moon encontrou-se com o amigo de longa data Niko Shin, que tinha começado um estúdio de gravação cheio de sintetizadores analógicos. Juntos começaram a criar melodias de outro mundo, onde a psicadélica encontra a disco espacial.

 

Isa Leen é o novo projeto a solo de Rita Sampaio, vocalista de Grandfather’s House e conhecida pelo trabalho a solo como IVY. No open day, a cantora e compositora bracarense dá a conhecer, em primeira-mão, um novo projeto de música eletrónica, que a própria descreve como “a rave que tens saudades de ir”, e onde estará acompanhada pela produtora e DJ Catarina Silva e contará ainda com um desenho de luzes de Diogo Mendes.

 

Bruno Pernadas orienta o Ensemble Caleidoscópio, um coletivo formado de raiz, no contexto do programa em rede Caleidoscópio, por oito músicos das cidades de Braga, Barcelos, Fafe e Guimarães. No aniversário do gnration fazem a segunda apresentação pública, depois da estreia na edição deste ano do Westway Lab.

 

A abertura do programa de música do aniversário está entregue ao Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, que dará a conhecer um ensaio aberto da ODE: Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, uma orquestra informal formada por músicos amadores e dirigida pelo músico português Pedro Augusto. O ensaio dará a conhecer um pouco do que têm preparado para o espetáculo especial da primeira edição da bienal de arte e tecnologia Index.

 

Já o encerramento do programa de música do gnration open day está ao cargo do coletivo bracarense Wav.in. A editora e promotora focada na música eletrónica apresenta, a convite do gnration, um concerto de Stereoacid, duo formado por Luís Marques e Sérgio Alves, e ainda os DJ sets de João Lopes e Mingote.

 

No programa expositivo, poderá ver pela última vez as instalações Animais Sintéticos, da Tropa Macaca, e Surviving the Impact of Raindrops, de Jana Winderen.

Criada no âmbito do programa em rede Caleidoscópio, poderá também visitar a exposição Dispositivos de Transporte, por Maria d’Orey, Inês Varandas, Paulo Freitas, Sara Salgueiro e Sérgio Macedo.

 

 

Com entrada livre, o programa do gnration open day arrancará pelas dez da manhã e encerrará à uma da manhã, dividindo-se por vários espaços do edifício.

 

música

16:00 · ode: orquestra de dispositivos eletrónicos · sala multiusos

17:00 · ensemble caleidoscópio · praça / palco caleidoscópio

18:00 · isa leen · blackbox

22:00 · erika de casier · praça / palco caleidoscópio

23:00 · ko shin moon · blackbox

00:00 · pluto · praça / palco caleidoscópio

01:00 · wav.in: stereoacid + joão lopes + mingote · café-concerto rum by mavy

 

exposição

10:00 – 01:00 · surviving the impact of raindrops, por jana winderen · galeria inl

10:00 – 01:00 · animais sintéticos, por tropa macaca · galeria gnration

10:00 – 01:00 · dispositivo de transporte, por maria d’orey, inês varandas, paulo freitas, sara salgueiro e sérgio macedo · pátio interior

 

 

 

Partilha