Eric Raisina… cores e texturas de Madagáscar

É num espaço amplo, despojado, com a ressonância vintage de uma antiga garagem automóvel, que se desenrola o calendário de desfiles do 52º Portugal Fashion Imagine.

O espaço serve de quartel-general do evento recebe igualmente a 4.ª edição do CANEX Presents Africa @ Portugal Fashion. O programa CANEX (Creative Africa Nexus) resulta de uma parceria entre a ANJE, através do Portugal Fashion, e o banco africano de export/import Afreximbank, com o objetivo de promover a indústria têxtil e de vestuário africana em Portugal.

 

Eric Raisina é um daqueles designers capazes de o transportar imediatamente para o seu próprio universo privado. Foi na sua casa em Madagáscar que começou a sua incursão no desenho e costura. Materiais naturais, tais como seda, ráfia, sisal, linho e algodão rapidamente se tornaram as suas marcas registadas. Ganhar o prémio de Novo Jovem Talento no Festival da Moda e Concurso Têxtil (MANJA), permitiu-lhe estudar em Paris na Escola Duperré onde se destacou na criação de têxteis. Começou a introduzir as suas criações nos desfiles da Alta Costura em Paris, e formou-se com um mestrado do Institute Français de la Mode em 1999.

A coleção reflete exatamente a sinfonia entre cores e texturas que consegui criar com a minha equipa. Em tudo o que toco, procuro partilhar o sentimento de generosidade, intercâmbio cultural e principalmente inspirar a geração jovem de Madagáscar, país onde fui buscar todas as minhas inspirações antes de abraçar outras culturas. África-Ásia-Europa misturam-se num jardim extravagante.

 

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Reportagem: TL

Partilha