Na reta final das comemorações do Centenário de José Saramago, a encenação de Nuno Cardoso sobe novamente ao palco do Teatro São João, entre 9 e 18 de dezembro. Ensaio Sobre a Cegueira regressa ao Porto depois de uma temporada em Barcelona e de passagens por Braga e Aveiro.
A adaptação de Nuno Cardoso da obra de José Saramago Ensaio Sobre a Cegueira estreou no dia 10 de junho, no Teatro São João. Depois da estreia no Porto, o espetáculo, que resulta de uma parceria do Teatro Nacional São João com o Teatre Nacional de Catalunya, rumou até Barcelona, onde fez a abertura da presente temporada do teatro catalão, ficando em cena durante todo o mês de outubro. Regressa, em dezembro, ao palco do São João, depois de apresentações no Theatro Circo e no Teatro Aveirense.
Dirigindo um elenco composto por nacionalidades mistas, o diretor artístico do Teatro Nacional São João propõe a adaptação das “trezentas páginas de constante aflição” de uma das obras maiores do Prémio Nobel da Literatura de 1998, em língua portuguesa e catalã (e legendagem nas duas línguas), mas também – como escreve Carlos Reis no manual de leitura do espetáculo – “reler o Ensaio Sobre a Cegueira já com outros olhos, fecundados pelo fascínio do teatro”.
A peça está em cena entre os dias 9 e 18 de dezembro, no Teatro São João. Durante o mesmo período, o TNSJ organiza uma Feira do Livro de Teatro, colocando à venda títulos do seu fundo de catálogo com descontos até 80%. Ensaio Sobre a Cegueira pode ser vista quarta-feira, quinta-feira e sábado, às 19h00, sexta-feira, às 21h00, e domingo às 16h00.