“Enchufada na Zona” regressa ao Capitólio durante 2 dias…

O Enchufada na Zona toma conta do Capitólio em Lisboa nos próximos dias 4 e 5 de Outubro.

Confirmados estão Branko, Dino D’Santiago, DENGUE DENGUE DENGUE, DJ Lag, PEDRO, Tash LC, Dotorado Pro, Sansai, Rastronaut e Progressivu. São 10 nomes que vão subir ao palco do Capitólio para mais uma edição do Enchufada na Zona. Com parte da plateia já esgotada, a grande novidade assenta no fato de o evento acontecer pela primeira vez no formato de um festival de 2 dias, somando assim uma noite de programação aos anos anteriores, transformando novamente Lisboa na capital da eletrónica global. A fasquia e ambição está elevada para um evento que teima em marcar a agenda cultural com duas noites de concertos e DJs numa das salas mais emblemáticas desta nova Lisboa.

 

Branko

Fundador da Enchufada e curador da compilação e programa de rádio na londrina NTS que deram o nome ao festival, o DJ e produtor português vai finalmente apresentar ao vivo em Lisboa o recém-editado Nosso, segundo álbum de originais que conta com participações de nomes como Sango, Dino d’Santiago ou Mallu Magalhães.

 

Dino D’Santiago

Nascido em Quarteira mas com raízes Cabo-Verdianas, Dino D’Santiago é sem dúvida a voz da Nova Lisboa. A celebração dos ritmos e tradições do arquipélago, que se festejam na capital portuguesa e se transformam ao partir em direcção ao resto do mundo, dão o mote para criação do Mundu Nôbu, o celebrado álbum que conta com produções de Branko e PEDRO, apresentado ao vivo por um dos artistas mais essenciais da nossa cena musical.

 

DENGUE DENGUE DENGUE

Novo álbum, novo concerto e novas máscaras. Após o recente lançamento do single Ágni, a dupla peruana Dengue Dengue Dengue prepara-se para lançar este ano um novo álbum, que apresentam ao vivo em Lisboa no Capitólio acompanhados por percussionistas da família Ballumbrosio, uma verdadeira instituição e dinastia da música afro-peruana.

 

DJ Lag

Foi na cidade de Durban que nasceu o gqom, o mais recente fenómeno electrónico a sair da África do Sul, tal como o DJ e produtor DJ Lag, o auto-proclamado “inventor e rei” do género que agora se espalha rapidamente pelas pistas de dança de todo o mundo. As batidas pesadas de clássicos como Ice Drop, ou o recente EP na Hyperdub em colaboração com Okzharp, vão estar em destaque e prometem fazer tremer as fundações do Capitólio.

 

PEDRO

Ao ouvir a sua música não admira que PEDRO seja apontado como o principal sucessor dos Buraka Som Sistema, banda cuja influência se sente nas suas produções e a quem prestou homenagem no recente single Rapazes. As batidas poderosas da Afro-Lisboa vivem nos sets do PEDRO, que também se prepara para o lançamento do aguardado álbum de estreia.

 

Tash LC

É entre as cabines de DJ, os estúdios da BBC Radio 1 ou Worldwide FM e as pistas de dança onde apresenta as festas Boko!Boko! e Club Yeke que a britânica Tash LC rapidamente se tornou num dos nomes mais relevantes da cena electrónica global do Reino Unido. Os seus sets são tão intensos como memoráveis, como atestam as suas várias passagens pelo Boiler Room que não deixaram ninguém indiferente.

 

Dotorado Pro

Rei das Marimbas, Bruxo Melódico, Prodígio do Afro-house: muitos são os títulos usados para descrever um dos nomes maiores da cena electrónica global de Lisboa, o inconfundível Dotorado Pro. Autor do intemporal African Scream, tema que criou com apenas 15 anos, o jovem DJ e produtor voltou este ano a confirmar o seu lugar no topo da cadeia alimentar da cena afro-house com o EP Macumba, o novo lançamento que vai estar em destaque quando tomar o controlo da mesa de mistura do Capitólio.

 

Sansai

O dupla de DJs e produtores cariocas Sansai tornou-se um dos nomes de maior destaque da nova cena electrónica brasileira, onde as batidas do baile funk se cruzam com a bass music europeia e o trap. Temas como Do Banque, incluído na compilação Branko Presents: Enchufada na Zona, já se tornaram verdadeiros hinos da dupla que se prepara para uma sessão cheia de graves e ginga.

 

Rastronaut

O DJ e produtor lisboeta é um dos nomes mais reconhecíveis da Enchufada, integrando a equipa de DJs residentes das noites da editora, ou comandando o programa de rádio Enchufada na Zona ao lado de Branko. A celebração da inesgotável variedade da electrónica global está em destaque nos sets de Rastronaut, que numa passagem nos leva dos subúrbios de Lisboa aos bairros da América Latina, passando pelas raves mais intensas de Londres.

 

Progressivu

Ninguém vive a cena afro-lisboeta como Progressivu. De membro assíduo das extintas Hard Ass Sessions a DJ residente das noites Na Surra, a ligação de Progressivu à Enchufada cresce a cada ano, à medida que se torna um dos mais activos DJs da cena electrónica de Lisboa que põe regularmente as pistas de dança ao rubro com selecções que vão do afro-house ao baile funk e mais além.

 

A celebração começou em 2017 com a edição de uma compilação “Branko Presents: Enchufada na Zona”, o lançamento do programa de rádio na londrina NTS e a primeira edição do evento que esgotou o Estúdio Time Out. Em 2018 Branko e convidados subiram até ao Porto para ocupar duas das principais salas de espetáculo da Invicta, Hard Club e Maus Hábitos.

Partilha