Sem lançar uma canção inédita há dois anos, o rapper encerra o ciclo de AmarElo com o novo single e uma digressão de despedida
Tom Jobim dizia que a música brasileira é aquela que ri e que chora. Este é um bom ponto de partida para abordar a nova música de Emicida, “Acabou, mas tem“, uma canção que sorri com uma ponta de dor.
A faixa, que tem produção assinada por Emicida e Damien Seth, carrega um pranto e um lamento emoldurados por uma harmonia que provoca esperança – algo que, de certa forma, reflete a dualidade do título do single.
Quando lançou “AmarElo” (2019), Emicida usou o termo “neo samba” para definir a sonoridade presente no trabalho. Dessa forma, ele propôs criar algo novo, poeticamente bonito e liricamente empolgante, contudo, tendo como guia a renovação de um género originalmente brasileiro. “Acabou, mas tem” chega como o fecho do ciclo de “AmarElo” e também como evolução da incursão do artista pelo neo samba. “O ápice dos gêneros passa. É efêmero. Mas os artistas que têm substância se mantêm. Eu acho que encontrei a linguagem da minha música, tenho me sentido instigado por esse exercício de criação“, comenta.
Com direção de Pedro Conti e Diego Maia, o videoclipe de “Acabou, mas tem” reforça a dualidade ao representar a música por meio de uma animação, contrastando a suavidade do som com a dureza da letra. Sem lançar uma música inédita há dois anos – as últimas foram “É Tudo pra Ontem” (2019) e “São Pixinguinha” (2021) – “Acabou, mas tem” fotografa o espírito de um tempo consumido pela agonia, pela claustrofobia e pela ansiedade de uma sociedade doente. Embora a música carregue uma grande carga de tristeza, ela tem também a sua ponta de luz, amarrando o experimento social AmarElo com um laço cintilante de esperança. “É como um grito ante à essa avalanche de tragédias diretas e indiretas, eu só tô tentando ficar bem, sobreviver, sabe?”, finaliza Emicida.