Numa altura em que o país se fechou e bloqueou, os Anaquim resolveram tirar partido do confinamento com o seu espírito e humor habituais.
Em Maio, fartos de tristeza, lançaram um conteúdo semanal na internet chamado “Anaquim na net“. Mais que um ensaio, que uma conversa, que um gabinete sentimental, é um espaço de convívio que criaram com e para os seus fãs. Todas as segundas feiras José, Pedro, Santi, Filipe e Luís brindam quem os quiser ouvir com aventuras, partilhas, piadas e alguma música.
O que começou como uma brincadeira, ganha dimensão e já fãs assíduos.
“Anaquim na Net é um espaço livre, na verdade, onde podemos estar sem grandes constrangimentos. Nem nós próprios sabemos muito bem o que é…
É algo que se transforma a cada episódio, e onde o importante é conseguirmos ter algum convívio, uma vez que o nosso espaço semanal de ensaio nos foi temporariamente negado. Assim, mantemos a proximidade, reavivamos as memórias, soltamos brincadeiras, anunciamos notícias, e estendemos tudo isto aos nossos fãs, que têm ficado e crescido de programa para programa.
Uma aventura!”
Foi também em Maio que partilharam o videoclip “Ele há gente para tudo“, com a participação dos fãs. José Rebola explica o conceito:
“A ideia original que tínhamos para este videoclip está bem longe do que se veio a concretizar. O plano era simples: juntar uma sala cheia de gente, com tudo a dançar e aos saltos, bem pertinho e em grande festa. Entretanto, tudo mudou, mas como esta música é tremendamente positiva, não quisemos que a nova realidade de distância e confinamento estragasse a festa e a dança.
Desafiámos as pessoas a gravar um pequeno vídeo neste sentido, a demonstrar que mesmo limitado, o ser humano sabe contornar as amarras que tem. Recebemos respostas do mundo inteiro, a vibrar com o nosso tema, a mostrar que ele há mesmo gente para tudo, e que quando um puxa pelo seu lado positivo, há espaço para toda essa diferença. Foi ainda mais poderoso que o nosso plano inicial. Duvidam? É ir ver! :)”