Em Novembro chega a 2ª Gala de Fado d’A Voz do Operário

A Voz do Operário e a Música Unida realizam a 2ª Gala de Fado d’A Voz do Operário no dia 11 de Novembro às 15h, no Salão de Festas d’A Voz do Operário. Na apresentação da 2.ª Edição da Gala de Fado d’A Voz do Operário, Vitor Agostinho, director d’A Voz do Operário, e Pedro Luis, da produtora Música Unida, anunciaram os objectivos da Gala, apresentaram os fadistas que integram o elenco e divulgaram os artistas agraciados com os Prémios Voz do Operário 2018.

A ligação entre a Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário e o Fado remonta aos finais do século XIX. Ao longo da história da instituição, inúmeras foram as personalidades do mundo do Fado que ajudaram a manter viva uma actividade regular, através de sessões de fado realizadas ou apoiadas pela Voz do Operário. De igual modo, as páginas do jornal “A Voz do Operário” foram um espaço sempre aberto para muitos autores lá registarem os seus poemas, e defenderam o Fado enquanto expressão cultural, social e das classes trabalhadoras.

Por sua vez, a Música Unida tem como princípio base a universalidade da Música em defesa da arte e da cultura. É cooperando na preservação do espólio cultural e do património imaterial da música e das tradições portuguesas, neste caso o Fado, que a Música Unida se junta à A Voz do Operário, contribuindo solidariamente na programação, organização e divulgação anual da Gala de Fado d’A Voz do Operário.

 

Nesta festa onde se celebra o Fado serão atribuídos prémios – uma estatueta estilizada, simbolizando o Fado, autoria do pintor Bruno Netto, inspirada na Fadista Maria da Nazaré – como forma de reconhecimento a personalidades ou instituições ligadas directa ou indirectamente ao Fado, e que são publicamente consideradas e reconhecidas pelo seu mérito, inovação, estilo e importante contributo para o Fado e para com A Voz do Operário.

A 2.ª Edição da Gala de Fado vai contar com apresentação de Maria João Gama e de Júlio Isidro (sócio Honorário d’A Voz do Operário) e ao longo do espectáculo serão entregues os Prémios Voz do Operário 2018 a 13 ilustres personalidades do Fado nas seguintes categorias:

– Carreira: Florinda Maria e Filipe Duarte

– Poesia e Literatura: José Luís Gordo

– Compositor: mestres António Chaínho e Joel Pina

– Artes e Espetáculo: Hélder Freire Costa

– Solidariedade: Carlos Alberto Moniz

– Divulgação: Grupo Desportivo da Mouraria

– Lisboa: Ada de Castro

– Revelação: Marta Alves e André Gomes

– Popular: Fernanda Proença

– Prestígio: Hélder Moutinho

 

Bruno Netto é pintor e artista plástico responsável pela imagem oficial da Gala de Fado a Voz do Operário, inspirada na voz e na imagem da consagrada fadista Maria da Nazaré (madrinha da Gala), quer para o cartaz, quer para estatueta dos Prémios Voz do Operário, bem como para o cenário da Gala. A imagem do cartaz é parte integrante do quadro que Bruno Netto doou à Voz do Operário para leilão com o objectivo de angariar fundos para esta nobre causa.

Honrando o Fado, personalidades e instituições, esta Gala tem um carácter intrinsecamente solidário, sendo voluntária a participação de todos os artistas, dado que um dos objectivos finais, além da sensibilização da importância para os valores da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário na sociedade portuguesa, é a angariação de fundos para as necessárias obras de requalificação do seu Salão de Festas, de forma a dar continuidade a todas as actividades culturais inerentes à sua actividade associativa.

O cartaz da 2.ª Gala de Fado d’A Voz do Operário é laureado com as vozes das Fadistas: Ana Pacheco, Cláudia Picado, Diamantina, Maria Amélia Proença, Maria Armanda, Maria da Nazaré e Teresa Tapadas, acompanhadas por Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, Miguel Silva na viola de Fado e Francisco Gaspar na viola baixo.

 

Partilha