Eixos – Ciclo de Teatro de Marionetas… regressa para a sua terceira edição

Ao longo de cinco dias, entre 18 e 22 de março, o teatro de marionetas será o centro das atenções em Santa Maria da Feira. Eixos – Ciclo de Teatro de Marionetas regressa ao Cineteatro António Lamoso para a sua terceira edição, acolhendo diversas apresentações de companhias nacionais e estrangeiras que levam a cena histórias e experiências partilhadas desta vertente do teatro.

 

O tema viaja entre mitos e lendas, com uma programação que inclui a exposição dos 20 anos de carreira de Rui Sousa, mentor das Marionetas da Feira, e um autocarro-teatro, da companhia ACTA VATe, que vem desde o Algarve para alertar para a eterna escassez da água. Ainda, espaços oficinais como ‘Cantinho do Aprendiz’ e ‘Construção de Marionetas’, este último que exige inscrição prévia, e os espetáculos ‘Theathrum Puparum (Inês de Castro)’, ‘O Pão que o Diabo Amassou’ e ‘Sons em Movimento’ das Marionetas da Feira, e da Galiza ‘Os Soños na Gaiola’, da Titeres Alakran, e ‘A Barraca Camiño a Compostela’, da Titeres Cachirulo.

 

Materializando o eixo fundamental da política cultural municipal de expandir e descentralizar o acesso, parte da programação do Eixos percorre as escolas do concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente a EB do Cavaco (Feira), EB Chão do Rio (Fiães), EB Sérgio Ribeiro (Lourosa) e Agrupamento de Escolas da Corga (Lobão). As freguesias Feira, Fiães e Lobão recebem a peça ‘O Pão que o Diabo Amassou’ e Lourosa acolhe o autocarro-teatro com a peça ‘Uma Torneira na Testa’.

 

Eixos – Ciclo de Teatro de Marionetas é um projeto performativo e lúdico, que explora as múltiplas valências do teatro de marionetas, assente nas premissas da descentralização territorial e da intergeracionalidade.

 

Partilha