É já no próximo sábado, dia 10 de outubro, que vai ser conhecido o vencedor do EDP Live Bands deste ano. Pelo 7º ano consecutivo, um júri de renome vai escolher o grande vencedor do concurso de bandas de garagem, que terá a possibilidade de atuar no NOS Alive’21, em Algés, e no Mad Cool Festival, em Madrid, no próximo ano.
Devido à pandemia de Covid-19 e por questões de segurança, o evento será fechado ao público. No entanto a EDP quer que a música que se vai ouvir no Campo Pequeno, chegue a todos e, por isso, vai transmitir o evento através do seu canal de YouTube, a partir das 17h30. Durante a emissão, que terá a duração de cerca de 2h30, a EDP vai oferecer três bilhetes duplos para o NOS Alive’21 aos espetadores que seguiram o espetáculo online. Para se habilitarem a ganhar, os espetadores terão de estar ao perfil de instagram @edpoficial, onde vão ser lançadas perguntas sobre a emissão online.
As seis bandas finalistas desta edição foram conhecidas em maio: Frane Selak liderou as escolhas do público, com mais de 1500 votos. Ao rapper, natural de Mirandela, juntaram-se mais cinco bandas escolhidas pelo júri: Bosque, Gui Aly, Pedra Mestre, Vila Martel e Zanibar Aliens.
Agora, cada banda terá a oportunidade de impressionar o júri, tocando dois temas originais. Além de poder atuar no próximo ano em dois dos principais festivais europeus, o vencedor terá a oportunidade de editar um álbum com a Sony Music, contando com a colaboração de Hélio Morais – baterista e co-fundador das bandas PAUS e Linda Martini – como produtor. O eleito receberá ainda como prémio a possibilidade de gravar um videoclip para a promoção do seu 1º single, bem como quatro showcases FNAC.
No espetáculo de dia 10, às 6 bandas finalistas, juntam-se ainda as Y.azz x B-mywingz, vencedoras do projeto em 2019 e a banda PAUS, que fará um showcase no evento.
As 6 bandas participarão ainda num workshop com especialistas da indústria musical, que conta este ano com a presença do músico Hélio Morais, bem como de representantes dos vários parceiros do projeto. Uma oportunidade única para partilharem experiências e receberem conselhos sobre como fazer carreira no competitivo mundo artístico nacional.
O EDP Live Bands, contou este ano com a participação de 354 bandas portuguesas, um número recorde que vem provar o sucesso deste projeto, apesar do contexto que se vive atualmente.