Edmundo Inácio na Casa da Música

Ontem, dia 10 de fevereiro, pelas 21:00 horas, Edmundo Inácio apresentou o seu álbum de estreia, no Porto, na Casa da Música.

Talvez muitos não conheçam este nome, nem as suas aptidões vocais, mas para aqueles que seguem o concurso “The Voice Portugal”, este nome ainda está muito presente nas suas memórias. Não venceu, ficou em segundo lugar, mas não passou despercebido. A Sala Suggia não encheu, mas este jovem intérprete merecia.

 

Mas, vamos ao concerto, e ao seu novo álbum, que ainda nem uma semana tem, e intitula-se “Vai-se Andando?”.

Nem sei bem os momentos que devo destacar, uma vez que todo o concerto foi extraordinário, a roupagem que ele dá a temas nossos conhecidos como a “Desfolhada”; interpretada pela Simone de Oliveira; a “A Andorinha Da Primavera”, dos Madredeus; “Não Vás Ao Mar Tonho”, da Tonicha; “Maria Faia”, de Zeca Afonso; “Povo Que Lavas No Rio”, de Amália é surreal, muito diferente daquilo a que estamos habituados.

Não posso deixar de destacar os convidados, Rui Taipa e Mariana,  também eles concorrentes do “The Voice Portugal”, que interpretaram “Adeus Tristeza”, de Fernando Tordo e o tema celebérrimo interpretado por Ágata, “Comunhão De Bens”. Estes temas, também, com uma ‘roupa nova’, foi um momento muito bom.

A interpretação destes três amigos do tema dos Delfins, “Canção De Engate” foi maravilhosa. A atuação conjunta com o coro infantil, dirigido pelo maestro Osvaldo Socorro, no tema dedicado à sua mãe, “Minha Mãe” também foi um momento especial. No posso deixar de referir o tema “Festa”, com o qual concorreu ao Festival da Canção 2023 e ficou em segundo lugar.

 

Outros temas do álbum, como “A Besta”; “Agora Vira”, entre outros mostram uma sonoridade diferente de tudo aquilo a que estamos habituados a ouvir, mistura pop com música tradicional, fado, eletrónica e a sua voz que é digna de ser escutada por todos.

Aconselho vivamente que usem as plataformas digitais e ouçam este álbum, esta sonoridade diferente e esta voz magnífica, pois vale muito a pena.

Este concerto foi magnífico.

Obrigada Edmundo!

 

🖋 Ana Cristina

📸 Joana R Cesar

 

Partilha