E se pudéssemos viver uma noite de “Rock à Moda do Porto”?

Uma noite totalmente dedicada ao “Rock à Moda do Porto”. É este o convite lançado pela promotora Vibes and Beats, que, a 22 de outubro, reúne, no palco do Super Bock Arena, cinco bandas do panorama do rock nacional: Clã (na foto), GNR, Pluto, Três Tristes Tigres e ZEN, numa viagem que pretende celebrar a vivacidade das bandas do Porto.

Amor”, “Sinais”, “Armário”, “Jogos Florais” e “Pensamentos Mágicos” – temas de “Véspera”, o nono álbum dos Clã – são apenas algumas das músicas que irão agitar o palco ímpar do Super Bock Arena. Nesta noite de celebração não faltarão, contudo, os refrões de “Problemas de Expressão”, “Sopro do Coração” ou “Dançar na Corda Bamba”, temas que estão alojados na memória da cultura portuguesa e que viajam até ao coração da cidade Invicta pela voz da singular e carismática Manuela Azevedo.

 

E falar de rock e da cidade do Porto é falar obrigatoriamente de GNR. Incontornável na história da música portuguesa, a banda, que se prepara para iniciar a nova tour, “40+1”, e para celebrar 41 anos de carreira, leva até ao Porto alguns dos seus maiores êxitos. “Dunas”, “Pronúncia do Norte” ou “Popless” são apenas alguns dos temas que prometem fazer vibrar as principais artérias da cidade Invicta.

 

Pelo palco do Super Bock Arena passarão, também, os Pluto – banda que Manel Cruz e Peixe formaram após o final dos Ornatos Violeta –, que estão de regresso 18 anos depois. Este é, por isso, o reencontro com temas de “Bom dia”, o primeiro e único disco da banda, lançado em 2004, que integra faixas como “A vida dos outros” ou “Só mais um começo”. Com Manel Cruz na voz, Peixe na guitarra, Edu na voz e baixo e Ruca na bateria, está reunido o quarteto que já há muitos anos ansiava por voltar aos palcos.

 

O dia 22 de outubro será, também, a oportunidade perfeita para revisitar “O Mundo a meus pés”, “À tona” e “Zap Canal”, temas que os Três Tristes Tigres eternizaram e que fazem parte do imaginário da vida notívaga dos portugueses. Depois da paragem motivada pela pandemia, a banda portuense criada em 1990 volta, agora, ao palco do Super Bock Arena para apresentar o álbum “Mínima Luz”.

 

Energia e uma boa dose de loucura. É exatamente isso que o público do “Rock à Moda do Porto” poderá esperar da atuação dos ZEN, banda formada na Invicta, na segunda metade da década de 90, e que pode ser comparada a GON, um dos últimos “animais de palco” do século passado. Todos aqueles que passem pelo palco do Super Bock Arena terão, por isso, a oportunidade de vibrar com temas como “U.N.L.O.” ou com os êxitos do álbum “The Privilege of Making the Wrong Choice”.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

 

Partilha