Duaba Serwa… Estação 5 – Texturas De Origami

É num espaço amplo, despojado, com a ressonância vintage de uma antiga garagem automóvel, que se desenrola o calendário de desfiles do 52º Portugal Fashion Imagine.

O espaço serve de quartel-general do evento recebe igualmente a 4.ª edição do CANEX Presents Africa @ Portugal Fashion. O programa CANEX (Creative Africa Nexus) resulta de uma parceria entre a ANJE, através do Portugal Fashion, e o banco africano de export/import Afreximbank, com o objetivo de promover a indústria têxtil e de vestuário africana em Portugal.

 

A cápsula desta estação é um trabalho de amor que consiste em peças feitas à mão, tiedye e batik. Várias centenas de metros em tecido, cuidadosamente dobrados e prensados na prega de origami triangular de assinatura, com técnicas de construção afiada e magistral. A coleção foi filmada da perspetiva de um artista, dando ao público uma nova forma de ver a oferta e de apreciar a moda como arte.

Duaba Serwa começou em 2009 como uma empresa unipessoal que produzia missangas e outros acessórios. A sua linha de roupa feminina foi finalmente lançada em 2011, desenvolvendo a sua marca de aplicação de jóias ao vestuário e estabelecendo-se como uma marca pioneira na indústria de moda no Gana. O intrincado processo de confeção de missangas aplicado nas suas roupas tornou-se agora um desenho de assinatura utilizado para os compromissos tradicionais em todo o Gana, dando vida a uma indústria Kente outrora estagnada. A marca deu um passo em frente, trabalhando com comunidades femininas marginalizadas no Burkina Faso para criar tecidos Kente feitos à mão para uma clientela global.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Reportagem: TL

Partilha