Diana Krall… Noite de consagração no EDPCOOLJAZZ

A noite de quarta feira em caiscais ficou marcada pelo regresso de Diana Krall a Portugal, nesta 16º edição do EDPCOOLJAZZ.
Um noite esgotada antevendo um grande concerto que sem sombras de dúvidas se viria a confirmar como tal.

Adjectivar Diana Krall é dificil, avaliar a sua sonoridade e estilo é uma tarefa ardua, mas acima de tudo Diana Krall é uma interprete única que cativa os vários lados de um jazz assente nos classicos da música norte Americana, e não só. Recentemente fez uma incursão pela obra de Bob Dylan que resultou bastante bem.
Em 1996 foram as canções de Nat King Cole que deram a conhecer na altura uma jovem canadiana. Hoje transporta para palcos os chamados standards do swing e do jazz como ninguém, desde Frank Sinatra a Cole Porter (“I’ve Got You Under My Skin”), passando por Hal Kemp and His Orchestra em “Boulevard of Broken Dreams”.

Acompanhada em palco por Joe Lovano, Robert Hurst e Karriem Riggins, um super grupo diga-se de passagem, Diana Krall, que se sente em casa como afirmou, não poderia estar mais bem acompanhada musicalmente, de forma única transpor a barreira do jazz clássico num ambiente sutorno de uma cave de um qualquer club no local mais escondido dos Estados Unidos, mas para uma audiência na ordem dos milhares de espectadores.

A mensagem da diva canadiana é clara, a música e o amor andam de mãos dadas e o amor deve sempre prevalecer, já dizia a canção de Tom WaitsTake It With Me”.
De timbre contralto, a sua voz é inconfundível como ficou mais uma vez provada neste regresso a Portugal em noite, mais uma vez, de consagração com um final apoteótico com a mestria de Joe Lovano a originar uma grande ovação antes do encore onde recupera “Exactly Like You” de Jimmy McHugh
De fora ficaram os temas mais pop da sua já vasta discografia, mas alguém reparou nisso? apesar de “The look of love” ter surgido no encore despido da sua versão original e com o toque especial do saxofone de Joe Lovano.

Fotografias / Reportagem: Paulo Homem de Melo

 

Partilha