Os próximos concertos do Festival Internacional de Música de Espinho dividem-se entre a Igreja Matriz e o Auditório de Espinho, nos dias 1 e 2 de Outubro. O agrupamento francês Le Poème Harmonique apresenta um concerto de música barroca na Igreja Matriz de Espinho esta quinta-feira, dia 1 de Outubro. O momento acontece no Dia Mundial da Música, num concerto à luz das velas e a Igreja Matriz de Espinho como pano de fundo.
A data é especial e o programa ainda mais, uma vez que inclui as três “Leçons de Ténèbres” de François Couperin. Baseadas nas Lamentações de Jeremias, estas obras incentivam, de certo modo, a uma reflexão sobre as circunstâncias extraordinárias vividas este ano em todo o mundo. É um momento tão trágico, quanto de profunda transformação e esperança num amanhã melhor.
Na sexta-feira, o cenário passa a ser o Auditório de Espinho | Academia e o ambiente será de festa com a cantora China Moses e a Orquestra de Jazz de Espinho (OJE). Com uma sala já esgotada, a carismática filha de Dee Dee Bridgewater e do realizador Gilbert Moses traz um ritmo contagiante, uma forte presença em palco e arranjos à medida para esta colaboração com a OJE.
No que diz respeito à bilheteira, o concerto do ensemble Le Poème Harmonique é de entrada livre, mas sujeito ao levantamento de convites na Academia de Música de Espinho até ao limite da lotação permitida.