Dia Mundial da Dança com “Cesena” de Anne Teresa De Keersmaeker/Rosas

Celebrando o Dia Mundial da Dança, 29 de Abril, a Culturgest vai mostrar Cesena, de Anne Teresa De Keersmaeker, da companhia Rosas, que valeu à coreógrafa belga o Grande Prémio da Dança de Montreal.  O espetáculo é transmitido em streaming dia 29 de abril, às 21:00 – ficando disponível apenas até ao dia seguinte, dia 30 – no Facebook e no YouTube da Culturgest.

 

A Culturgest volta, assim, a apresentar um espetáculo desta companhia, após Os Seis Concertos Brandeburgueses, em Outubro de 2018, na altura da abertura da temporada. Anna Teresa De Keersmaeker e a Rosas iriam voltar a Lisboa, em maio, para apresentar A Love Surpreme, que será realizado em data a anunciar em breve.

Em Cesena, Anne Teresa De Keersmaeker trabalhou em estreita colaboração com Björn Schmelzer e o seu ensemble Graindelavoix para criar um mundo de mistério e rituais.

 

Dezanove bailarinos e cantores exploram os limites das suas habilidades ao ponto de se fundirem, sendo impossível distinguir quem faz o quê. Música e movimento deslocam-se como um todo, deixando um rasto físico e emocional. O resultado é uma escultura da constante transformação do que nos rodeia e que só se torna visível com a passagem do tempo.

 

Criada em 2011, Cesena é um espelho da obra anterior, En Atendant. Enquanto nesta há uma transformação do crepúsculo para a noite, em Cesena, o espetáculo saúda o nascimento do dia. Sem luz artificial, no fôlego do pôr e do nascer do sol, respetivamente. Ambos foram apresentadas pela primeira vez no festival de Avignon como um díptico e partem da corrente de vanguarda musical do século XIV, Ars Subtilior.

 

Em Portugal, Cesena foi apresentado em Portugal, em 2012, no Alkantara Festival e como parte do programa Guimarães Capital Europeia da Cultura.

Partilha