Os DEUSA são uma banda de Lisboa que se estreia no início de 2020 com a edição do single “Canção”, criada pelos músicos e compositores António Carvalhal na bateria, Bernardo Cruz no piano e outros teclados, Henrique Carvalhal na guitarra, João Afonso na voz e escrita dos poemas, e Pedro Jónatas no baixo.
Juntos ou separados, os músicos dos DEUSA fizeram parte de grupos como os Twin Peets, Primo Tirano, Electric Mindscapes ou Plexus, tendo igualmente contacto em estúdio e ao vivo com nomes como Richie Campbell, Dillaz, ProfJam, Slow J, Papillon, Valas ou Lhast, entre outros.
Porém, os DEUSA coabitam num universo sonoro de influências onde a fusão, como palavra e significado, conecta o funk e aquilo a que se pode chamar alternativo ao rock com que cresceram —nomes como Jimi Hendrix, Pink Floyd, Led Zeppelin, Nick Cave, assim como Radiohead, Alice in Chains, BadBadNotGood e vestígios do funk dos anos 60 e 70.
O single de apresentação dos DEUSA ao mundo chama-se, singelamente, “Canção”. Uma canção sobre a perda e o tempo que a sucede. Com edição da MWF–Music Without Frontiers, “Canção” chegou às plataformas digitais, ironicamente, por volta do Dia dos Namorados, 14 de Fevereiro.