Desterro… realizado por Maria Clara Escobar estreia nas salas de cinema portuguesas

Desterro, a primeira longa-metragem de ficção realizada por Maria Clara Escobar e coproduzida pela Terratreme, estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 9 de junho de 2022.

 

Este filme, que teve a sua estreia absoluta no Festival Internacional de Cinema de Roterdão em 2020 e que já depois disso já foi seleccionado para mais de 20 festivais nacionais e internacionais, questiona o papel da família na sociedade contemporânea brasileira. O filme foi uma das seis longas-metragens portuguesas seleccionadas pela Netflix e pela Academia Portuguesa de Cinema no âmbito da sua iniciativa de promoção de trabalhos de profissionais mulheres do cinema nacional, cuja estreia na Netflix está prevista para 2022, numa data a anunciar.

Desterro é uma uma obra no feminino e é também fruto de um país em crise, tendo também uma importante dimensão política. A realizadora Maria Clara Escobar propõe uma reflexão anterior, sobre as estruturas de um país que enfrenta uma crise económica, social e cultural.

“Todas as opções estéticas que estão presentes no filme são decisões e posicionamentos políticos. É algo que trago desde a minha primeira longa documental, Os dias com ele, que enquadra um personagem torturado político e se torna um filme sobre a impossibilidade de falar sobre aquilo. Esses modos de filmagem como decisões políticas sempre estiveram comigo, e sempre estarão, em qualquer filme que eu fizer.”, afirma a realizadora brasileira.

 

Partilha